domingo, 3 de julho de 2011

Tião Carvalho

É Cantor. Compositor. Dançarino. Ator. Pesquisador. Nascido em Curupaçu, no Maranhão, radicou-se em São Paulo em 1985. Começou a se interessar pela cultura popular ainda criança, influenciado pelo pai Feliciano Pepe e assistindo a manifestações populares maranhenses, como o Bumba-meu-Boi, Tambor de Criola, Tamborinho, Bambae, e outros. Foi influenciado também pela audição de artistas nordestinos, como João do Vale, Jackson do Pandeiro e Luis Gonzaga. Trabalhou como sorveteiro, office-boy e bancário. Professor convidado da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo.
Começou a carreira artística no início da década de 1970, em sua cidade natal, trabalhando com o teatrólogo Aldo Leite, na montagem da peça "Saltimbancos". No mesmo período, atuou no grupo Laborarte. Participou, posteriormente, do grupo "Cazumbá", organizado por Américo Azevedo Neto. Fez parte também do grupo musical "Rabo de Vaca", que contava ainda com as participações de Zezé Alves, Josias Sobrinho, Beto Pereira, e Mauro Travincas. Em 1979, viajou para o Rio de Janeiro, convidado por Ilo Krugli, passando a fazer parte do elenco do Teatro Vento Forte, trabalhando como ator, dançarino e músico. No ano seguinte, foi para a cidade de São Paulo, onde trabalhou com inúmeros artistas, entre os quais, Klauss Viana, João do Vale, Sivuca, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Zeca Baleiro, Graziela Rodrigues, Ná Ozzetti e Cássia Eller.
Em seguida, realizou sua primeira tournê internacional, com apresentações nos Estados Unidos, Alemanha e Portugal. Em 1985, radicou-se em São Paulo, passando a residir no Morro do Querosene, onde realiza festas e oficinas mostrando a cultura maranhense, como o bumba-meu-boi e o tambor-de-crioula. Para isso, criou o grupo "Cupuaçu" e, com o auxílio de uma associação informal de moradores, realiza encontros de artes, e oficinas, aos sábados e domingos, naquela região. Em 1988, teve a música "Nós" gravada por Ná Ozetti, e posteriormente regravada por Cássia Eller. Em 1998, gravou com o grupo Mafuá o CD "Mafuá" lançado pelo CPC/ UMES do qual constam suas composições "Surubim", e "Nós".
Em 2000, chegou à semifinal do Festival da Música Brasileira, realizado pela Rede Globo, com a música "Quando dorme Alcântara". Nesse ano, foi coprodutor do CD "Toadas de Bumba-meu-boi", do Grupo Cupuaçu que contou com as seguintes composições de sua autoria: "Senhora Dona da casa", com Naná de Nazaré, "Reúne teu batalhão", com Naná de Nazaré e Cacau, e "Turma do morro". Também em 2000, foi agraciado com prêmio estímulo de dança com o espetáculo "Bloco do Baralho", com o grupo "Saia Rodada", do qual é diretor, realizando pesquisas de ritmos e danças regionais. Em 2001, apresentou show no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Em 2002, lançou seu primeiro CD, intitulado "Quando dorme Alcântara", com treze faixas, entre as quais "Povo do Japão", "Princesa do Morro", e o samba, "Pantanal", de sua autoria. Estão presentes ainda as faixas "Passarinho", de João do Vale, "Dente de Ouro", de Josias Sobrinho, "Dalva", de Ronaldo Mota, "Até a Lua", de Ana Maria Carvalho, e "Cajapió", de Erivaldo Gomes. O disco contou com arranjos seus, do maestro maranhense Zé Américo Bastos, e do instrumentista pernambucano Zezinho Pitoco. A faixa "Quando dorme Alcântara" contou com as participações especiais de Naná Vasconcelos, Marcelo Mitshu, Décio Marques, Jordano Mochel, grupo "A Quatro Vozes", Zezé Reis e Graça Reis da Casa Fanti Ashanti. O disco foi lançado durante o I Festival Internacional de Música, ocorrido na cidade de São Luís. Nesse ano, apresentou-se nas festas de São João, em São Luís com uma banda integrada por músicos paulistas. Foi responsável pela elaboração do livro-CD "Bumba-Boi Maranhense em São Paulo", com as 19 toadas estudadas e interpretadas por ele e o Boi do Cupuaçu. Em 2004, seu CD "Quando dorme Alcântara" foi premiado no projeto "Rumos da música" do Itaú Cultural, e em seguida, foi escolhido pelo projeto Pixinguinha da Funarte para a realização de espetáculos em 10 estados brasileiros. Em 2005, apresentou-se com a caravana do Projeto Pixinguinha na França, tocando com sua banda no Espaço Brasil, em Paris, em comemoração do ano Brasil na França. Na ocasião, tocou diferentes ritmos brasileiros como sambas de roda, xotes, reggae, tambor de crioula, bumba - meu - boi, baiões, e carimbós.
(Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira)
Fonte: http://www.circuitomusical.com/ecm_biografia.php?pessoa_id=4

Nenhum comentário:

Postar um comentário