quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009



A arte abstrata tende a suprimir toda a relação entre a realidade e o quadro, entre as linhas e os planos, as cores e a significação que esses elementos podem sugerir ao espírito. Quando a significação de um quadro depende essencialmente da cor e da forma, quando o pintor rompe os últimos laços que ligam a sua obra à realidade visível, ela passa a ser abstrata.

Cena I

Aquela moça abstrata, que pensava abstrações... Carregou por muito tempo em seu balde o quebra-cabeças do "Der blaue Reiter" (Cavaleiro Azul). Tinhas sonhos constantes com o nome Kandinsky. O nome vinha como ecos infinitos que só tinham fim quando ela acordava... Além do nome, soluçavam que: A essência dos seres se revela na abstração... Tanta blasfêmia... Coitada, foi crucificada pelos nazistas. Então se fizeram brotar Raionismos... Foram-se cores Gotejando (dripping) sobre a ponte.
Axé, Iberê Camargo... O gato miou 50 vezes.




A Bauhaus propõe uma arte funcional, e não apenas decorativa, que atenda às necessidades da sociedade industrial e torne mais harmonioso o cotidiano das pessoas. Com o objetivo de formar artistas capazes de ligar a arte à produção industrial.

Cena 2

Sonhou que matava a sede naquela saliva... Correu atrás de Pólim da flôr do mal me quer na Bauhaus (Casa da costrução).

Dadá - Caracteriza-se pelo desejo de destruir as formas de arte institucionalizadas e de romper o limite entre as várias modalidades artísticas. Os artistas opõem-se à sociedade materialista, vista como fracassada por promover a guerra, e propõem ignorar o conhecimento até então acumulado pela humanidade.

Cena 3

Abriu seu dicionário e escolheu ao acaso qualquer palavra. Pegou seu telefone. Discou números aleatórios e disse aquela palavra sem medo. Sintiu-se livre. Senti em sua respiração toda aquela liberdade. Abriu seus braços deixando o telefone cair no chão. Girou feito pião enlouquecido. E gritou ao Roberto DaMatta: O que é o Brasil?
Gugu-Dadá...





http://br.geocities.com/vinicrashbr/principal/MovimentosArtisticos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário