quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Indice da oficina de música e tecnologia astronautas
Indice da oficina de música e tecnologia astronautas
por Lídia Coudo
1 - proposta mensal de criação
2- objetivo, justificativa e introdução
3- música livre, ideologia, materiais
4- colagem, versões e mixagens
5 - dinamica de grupo, como trabalhar e produzir em grupo. exercicios e vivencias
6- gravaçao de intrumentos, de ruidos, de voz, de sons cotidianos
7-fazendo barulho: instrumentos reciclados, sons do corpo
8- organico com eletronico, sincronicidade
9-proposta de criação livre do grupo com intermediador. )O grupo cria uma musica(
ante penultimo - conclusão, comemoração e escolha de músicas com os alunos para publicar no myspace
penultimo - bibliografia do curso
ultimo -plano de aula
Colagem coletiva - O terceiro encontro propoe o encontro dos alunos através da colagem coletiva...
1 - Proposta inicial dos astronautas
Grupo de música independente aonde todos produzem musicas juntos. Os funcionários do grupo dão oficinas aonde os alunos são tratados como músicos! Produzimos canções todos juntos usando todo o nosso repertório cultural e toda a tecnologia que pudemos dispor.
Música eletrônica, música acústica, voz, instrumentos reciclados, gravação de ruídos, som sintetizado são alguns dos recurso utilizados pelo grupo, mas realmente não temos restrições.
2-
Objetivos
Propor maneiras de se pensar a inclusão digital através da arte. Um desafio que precisa ser encarado como prioritário neste momento.
Esta apostila auxilia os astronauttas no Programa Telecentros, fornecendo-lhes conceitos basicos sobre o funcionamento programa de ediçao de audio.
- Inclusão digital com arte.
- Educação em softwares de edição de som.
- Sensibilização musical
- Intercâmbio cultural.
- Disponibilização de canções na internet.
Justificativa
A música é a uma linguagem universal e a Internet um instrumento que democratiza a informação e facilita a troca de idéias. Fica evidente nessa combinação de linguagem e comunicação o quanto música e Internet combinam e se complementam. A idéia dessa é dar ferramentas para que os jovens – utilizando sua própria cultura e os recursos do Telecentro – possam construir uma coisa nova para assim reforçarem seu impacto e sua presença no mundo.
Introdução
As oficinas acontecerão todos os Sábados das 09h00 às 13h00. Duas coordenadoras escolherão o material a ser apresentado aos jovens, explicarão os sistemas e programas nos computadores, e guiarão o processo criativo.
Os participantes trabalharão o processo de edição de áudio e criarão suas músicas a partir de cada tema proposto. Cada um desses ciclos – que resultam em uma música – levam um mês com carga de 2h por semana. Profissionais das áreas serão convidados para palestras durante as oficinas.
3- Ideologia astronáutica de música livre
Hoje em dia -domínio público é na prática qualquer pedaço de música ou barulho que qualquer um no mundo já tenha registrado alguma vez na internet. Direitos autorais ficaram complicadíssimos de serem cobrados depois da internet.
Uma citação interessante para esse assunto é do músico John Oswald: “Podem os materiais sonoros que inspiram composições serem as vezes considerados como composições eles mesmos? O piano, por exemplo, é uma criação musical de Bartolommeo Cristofori (1655 - 1731) ou apenas um veículo feito por ele para que Beethoven entre outros o usasse como instrumento? Algumas composições memoráveis foram criadas especialmente para o gravador digital daquela era, a caixa de música. E os sons que estão programados nos sintetizadores e sequenciadores de hoje em dia? São samplers livres ou são propriedade privada do fabricante? Por que um timbre é menos definido como posse, que uma melodia? Um compositor que clama ser um canal de inspiração divina está possivelmente isento da responsabilidade dessa camada autoral de inventividade. Mas e quanto ao resto mal abençoado, que nos inclui?” JO
Portanto nossa idéia é romper com esse padrão esdrúxulo e criar uma rede livre de música. Aonde nada seja autoral e tudo seja material para novas estórias e músicas deslumbrantes.
4 – Colagens, Versões e mixagens
Está divido em 4 aulas de 4 horas cada.
Na primeira aula, exponho o softwear usado. Esse deve ser livre, para evitar qualquer função ilegal para o telecentro. Como exmplo de softwear livre estamos usando o audacity. Ao expor o audacity, mostro aos alunos suas capacidades: Cortar áudio, rearranjar e todas as outras funções que podem ser usadas em uma versão de alguma música. Resulta como dever de casa que cada aluno traga até 2 músicas que mais goste.
Na segunda aula devo trazer alguma versões ou mixagens, para mostrar aos alunos, ouviremos todas as músicas trazidas e indicarei que os alunos podem começar a mexer nas músicas, cortar, colar, e começar a produzir suas versões.
Na terceira aula, com um enfoque mas em teoria musical, olharemos o trabalho prévio feito na ultima aula e com noções de teoria musical e ouvindo bem aos alunos e suas intenções, começaremos a corrigir cada música.
Na quarta e ultima aula, finalizaremos todas as músicas e ensinaremos como tirar essas canções do programa, mixa-las e grava-las. Haverá também uma confraternização e uma mostra de todas as músicas.
5- Dinâmica de grupo
Tem o propósito de preparar os oficinados para começarem a produzir em grupo.
6- Gravação
Gravação com microfones, Tipos de microfones. Áudio, mp3, wave e aiff. No primeiro encontro ensinaremos a teoria de gravação de áudio. Fica aos alunos trazer uma idéia de canção que envolva barulhos que possam ser gravados. Exemplos: música com ruído e música cênica.
No 2º encontro gravaremos o áudio com microfones de acordo com os temas propostos. Passaremos o áudio gravado para o computador e aprenderemos sobre efeitos de som, como: delay, reverb e etc.
No 3º encontro os alunos começam a ordenar os barulhos e a criar. Os oficineiros se colocam a disposição para auxiliar o processo.
Dentro do ultimo encontro, finalizamos os trabalhos mostramos cada música e discutimos sobre o processo de composição. Nota o softwear usado deva possibilitar a criação de intrumentos com barulhos –samplers.
7 – Desinventando o som
Agora vamos para outro extremo da música livre. Instrumentos inventados e sons que podem ser feitos com o corpo são o tema do mês.
1º momento uma oficina de barbatuques mostrando todos os sons que podem ser produzidos só com o seu corpo. A aula acaba com uma gravação de alguns ruídos por cada participante.
2º dia de aulas teremos oficina com materiais reciclados, os instrumentos que cada um criar serão misturados as gravações para uma nova música.
3º dia todas essas misturas serão colocadas e mixadas e cada um deve produzir uma base para tocar de fundo, enquanto tocam seus instrumentos.
4º e ultimo dia cada aluno deve produzir um pequeno concerto com uma musica sua e todos se apresentam.
que a Oficina de Musica e Tecnologia, nos Telecentros,
estimule a educaçâo em softwares de ediçao de som.
**********
4 – Colagens, Versões e mixagens
Está divido em 4 aulas de 4 horas cada.
Na primeira aula, exponho o softwear usado. Esse deve ser livre, para evitar qualquer função ilegal para o telecentro. Como exmplo de softwear livre estamos usando o audacity. Ao expor o audacity, mostro aos alunos suas capacidades: Cortar áudio, rearranjar e todas as outras funções que podem ser usadas em uma versão de alguma música. Resulta como dever de casa que cada aluno traga até 2 músicas que mais goste.
Na segunda aula devo trazer alguma versões ou mixagens, para mostrar aos alunos, ouviremos todas as músicas trazidas e indicarei que os alunos podem começar a mexer nas músicas, cortar, colar, e começar a produzir suas versões.
Na terceira aula, com um enfoque mas em teoria musical, olharemos o trabalho prévio feito na ultima aula e com noções de teoria musical e ouvindo bem aos alunos e suas intenções, começaremos a corrigir cada música.
Na quarta e ultima aula, finalizaremos todas as músicas e ensinaremos como tirar essas canções do programa, mixa-las e grava-las. Haverá também uma confraternização e uma mostra de todas as músicas.
5- Dinâmica de grupo
Tem o propósito de preparar os oficinados para começarem a produzir em grupo.
6- Gravação
Gravação com microfones, Tipos de microfones. Áudio, mp3, wave e aiff. No primeiro encontro ensinaremos a teoria de gravação de áudio. Fica aos alunos trazer uma idéia de canção que envolva barulhos que possam ser gravados. Exemplos: música com ruído e música cênica.
No 2º encontro gravaremos o áudio com microfones de acordo com os temas propostos. Passaremos o áudio gravado para o computador e aprenderemos sobre efeitos de som, como: delay, reverb e etc.
No 3º encontro os alunos começam a ordenar os barulhos e a criar. Os oficineiros se colocam a disposição para auxiliar o processo.
Dentro do ultimo encontro, finalizamos os trabalhos mostramos cada música e discutimos sobre o processo de composição. Nota o softwear usado deva possibilitar a criação de intrumentos com barulhos –samplers.
7 – Desinventando o som
Agora vamos para outro extremo da música livre. Instrumentos inventados e sons que podem ser feitos com o corpo são o tema do mês.
1º momento uma oficina de barbatuques mostrando todos os sons que podem ser produzidos só com o seu corpo. A aula acaba com uma gravação de alguns ruídos por cada participante.
2º dia de aulas teremos oficina com materiais reciclados, os instrumentos que cada um criar serão misturados as gravações para uma nova música.
3º dia todas essas misturas serão colocadas e mixadas e cada um deve produzir uma base para tocar de fundo, enquanto tocam seus instrumentos.
4º e ultimo dia cada aluno deve produzir um pequeno concerto com uma musica sua e todos se apresentam.
******
Indice da oficina de música e tecnologia astronautas
1 - proposta mensal de criação
2- objetivo, justificativa e introdução
3- música livre, ideologia, materiais
4- colagem, versões e mixagens
5 - dinamica de grupo, como trabalhar e produzir em grupo. exercicios e vivencias
6- gravaçao de intrumentos, de ruidos, de voz, de sons cotidianos
7-fazendo barulho: instrumentos reciclados, sons do corpo
8- organico com eletronico, sincronicidade
9-proposta de criação livre do grupo com intermediador. )O grupo cria uma musica(
ante penultimo - conclusão, comemoração e escolha de músicas com os alunos para publicar no myspace
penultimo - bibliografia do curso
ultimo -plano de aula
Colagem coletiva - O terceiro encontro propoe o encontro dos alunos através da colagem coletiva...
1 - Proposta inicial dos astronautas
Grupo de música independente aonde todos produzem musicas juntos. Os funcionários do grupo dão oficinas aonde os alunos são tratados como músicos! Produzimos canções todos juntos usando todo o nosso repertório cultural e toda a tecnologia que pudemos dispor.
Música eletrônica, música acústica, voz, instrumentos reciclados, gravação de ruídos, som sintetizado são alguns dos recurso utilizados pelo grupo, mas realmente não temos restrições.
2-
Objetivos
Propor maneiras de se pensar a inclusão digital através da arte. Um desafio que precisa ser encarado como prioritário neste momento.
Esta apostila auxilia os astronauttas no Programa Telecentros, fornecendo-lhes conceitos basicos sobre o funcionamento programa de ediçao de audio.
- Inclusão digital com arte.
- Educação em softwares de edição de som.
- Sensibilização musical
- Intercâmbio cultural.
- Disponibilização de canções na internet.
Justificativa
A música é a uma linguagem universal e a Internet um instrumento que democratiza a informação e facilita a troca de idéias. Fica evidente nessa combinação de linguagem e comunicação o quanto música e Internet combinam e se complementam. A idéia dessa é dar ferramentas para que os jovens – utilizando sua própria cultura e os recursos do Telecentro – possam construir uma coisa nova para assim reforçarem seu impacto e sua presença no mundo.
Introdução
As oficinas acontecerão todos os Sábados das 09h00 às 13h00. Duas coordenadoras escolherão o material a ser apresentado aos jovens, explicarão os sistemas e programas nos computadores, e guiarão o processo criativo.
Os participantes trabalharão o processo de edição de áudio e criarão suas músicas a partir de cada tema proposto. Cada um desses ciclos – que resultam em uma música – levam um mês com carga de 2h por semana. Profissionais das áreas serão convidados para palestras durante as oficinas.
3- Ideologia astronáutica de música livre
Hoje em dia -domínio público é na prática qualquer pedaço de música ou barulho que qualquer um no mundo já tenha registrado alguma vez na internet. Direitos autorais ficaram complicadíssimos de serem cobrados depois da internet.
Uma citação interessante para esse assunto é do músico John Oswald: “Podem os materiais sonoros que inspiram composições serem as vezes considerados como composições eles mesmos? O piano, por exemplo, é uma criação musical de Bartolommeo Cristofori (1655 - 1731) ou apenas um veículo feito por ele para que Beethoven entre outros o usasse como instrumento? Algumas composições memoráveis foram criadas especialmente para o gravador digital daquela era, a caixa de música. E os sons que estão programados nos sintetizadores e sequenciadores de hoje em dia? São samplers livres ou são propriedade privada do fabricante? Por que um timbre é menos definido como posse, que uma melodia? Um compositor que clama ser um canal de inspiração divina está possivelmente isento da responsabilidade dessa camada autoral de inventividade. Mas e quanto ao resto mal abençoado, que nos inclui?” JO
Portanto nossa idéia é romper com esse padrão esdrúxulo e criar uma rede livre de música. Aonde nada seja autoral e tudo seja material para novas estórias e músicas deslumbrantes.
**********
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário