segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Um novo Olhar

Índice da oficina de Música e Tecnologia Astronauttas: Expressão Sonora e Facilitação em programas de Edição de Áudio

1 - Proposta mensal de criação.
2 - Objetivo, justificativa e introdução.
3 - Música livre, ideologia, materiais.
4 - Colagem, versões e mixagens.
5 - Dinâmica de grupo, como trabalhar e produzir em grupo, exercícios e vivencias.
6 - Gravação de instrumentos, de ruídos, de voz, de sons cotidianos.
7 - Fazendo barulho: instrumentos reciclados, sons do corpo.
8 - Orgânico com eletrônico, sincronicidade.
9 - Proposta de criação livre do grupo com intermediador: O grupo cria uma música.
10 - Conclusão, comemoração e escolha de músicas com os alunos para publicar no myspace.
11 - Bibliografias do curso
12 - Plano de aula


1 - Proposta inicial dos astronauttas
Promover a Inclusão Digital dos usuários do Programa Telecentro por meio de expressões artísticas musicais através das sonoridades e facilitação em programas de edição de áudio. Os funcionários do grupo dão oficinas aonde os alunos são tratados como músicos! Produzimos canções todos juntos usando todo o nosso repertório cultural e toda a tecnologia que pudemos dispor.
Música eletrônica, música acústica, voz, instrumentos reciclados, gravação de ruídos, som sintetizado são alguns dos recursos utilizados pelo grupo, não haverá restrições.

2- Objetivos
Propor maneiras de se pensar a inclusão digital através da arte. Um desafio que precisa ser encarado como prioritário neste momento.
Esta apostila auxilia os astronauttas no Programa Telecentros, fornecendo-lhes conceitos basicos sobre o funcionamento programa de ediçao de audio.
- Inclusão digital com arte.
- Educação em softwares de edição de som.
- Sensibilização musical
- Intercâmbio cultural.
- Disponibilização de canções na internet.


Justificativa
A música é a uma linguagem universal e a Internet um instrumento que democratiza a informação e facilita a troca de idéias. Fica evidente nessa combinação de linguagem e comunicação o quanto música e Internet combinam e se complementam. A idéia dessa é dar ferramentas para que os jovens – utilizando sua própria cultura e os recursos do Telecentro – possam construir uma coisa nova para assim reforçarem seu impacto e sua presença no mundo.

Introdução

As oficinas acontecerão todos os Sábados das 09h00 às 13h00. Duas coordenadoras escolherão o material a ser apresentado aos jovens, explicarão os sistemas e programas nos computadores, e guiarão o processo criativo.
Os participantes trabalharão o processo de edição de áudio e criarão suas músicas a partir de cada tema proposto. Cada um desses ciclos – que resultam em uma música – levam um mês com carga de 2h por semana. Profissionais das áreas serão convidados para palestras durante as oficinas.

3- Ideologia astronáutica de música livreHoje em dia -domínio público é na prática qualquer pedaço de música ou barulho que qualquer um no mundo já tenha registrado alguma vez na internet. Direitos autorais ficaram complicadíssimos de serem cobrados depois da internet.
Uma citação interessante para esse assunto é do músico John Oswald: “Podem os materiais sonoros que inspiram composições serem as vezes considerados como composições eles mesmos? O piano, por exemplo, é uma criação musical de Bartolommeo Cristofori (1655 - 1731) ou apenas um veículo feito por ele para que Beethoven entre outros o usasse como instrumento? Algumas composições memoráveis foram criadas especialmente para o gravador digital daquela era, a caixa de música. E os sons que estão programados nos sintetizadores e sequenciadores de hoje em dia? São samplers livres ou são propriedade privada do fabricante? Por que um timbre é menos definido como posse, que uma melodia? Um compositor que clama ser um canal de inspiração divina está possivelmente isento da responsabilidade dessa camada autoral de inventividade. Mas e quanto ao resto mal abençoado, que nos inclui?” JO
Portanto nossa idéia é romper com esse padrão esdrúxulo e criar uma rede livre de música. Aonde nada seja autoral e tudo seja material para novas estórias e músicas deslumbrantes.
4 – Colagens, Versões e mixagens
Está divido em 4 aulas de 4 horas cada.
Na primeira aula, exponho o softwear usado. Esse deve ser livre, para evitar qualquer função ilegal para o telecentro. Como exmplo de softwear livre estamos usando o audacity. Ao expor o audacity, mostro aos alunos suas capacidades: Cortar áudio, rearranjar e todas as outras funções que podem ser usadas em uma versão de alguma música. Resulta como dever de casa que cada aluno traga até 2 músicas que mais goste.
Na segunda aula devo trazer alguma versões ou mixagens, para mostrar aos alunos, ouviremos todas as músicas trazidas e indicarei que os alunos podem começar a mexer nas músicas, cortar, colar, e começar a produzir suas versões.
Na terceira aula, com um enfoque mas em teoria musical, olharemos o trabalho prévio feito na ultima aula e com noções de teoria musical e ouvindo bem aos alunos e suas intenções, começaremos a corrigir cada música.
Na quarta e ultima aula, finalizaremos todas as músicas e ensinaremos como tirar essas canções do programa, mixa-las e grava-las. Haverá também uma confraternização e uma mostra de todas as músicas.

5- Dinâmica de grupo
São momentos de práticas lúdicas inseridos dentro dos outros contextos, para melhor elaborar a sociabilidade do grupo. Dinâmicas como essa dinâmica com música:

Objetivos:
a) Despertar a intuição e a criatividade;
b) Criar um clima de liberdade que envolve os participantes, unindo-os;
c) Proporcionar momentos de relaxamento estimulando a concentração;
d) Despertar o senso de liderança.
Tamanho do grupo:
Até 20 pessoas.
Tempo exigido:
Cerca de uma hora, dependendo do tamanho do grupo.
Material:
Toca fitas com boa potência. Música(s) de relaxamento.
Ambiente físico:
Uma sala (opcionalmente com cadeiras), suficientemente ampla para acomodar todas as pessoas participantes.
Processo:
I. O grupo ouve música durante 10 ou 15 minutos;
II. Antes de pôr a música, o orientador avisa que devem ouvi-la imaginando uma história encenável;
III. Pára a música. O orientador pede a cada um que narre para todos a história imaginada;
IV. As histórias que despertarem maior interesse no grupo serão interpretadas pelos componentes. Interpretam-se quantas histórias o número de componentes permitir;
V. O diretor de cada história será a pessoa que a mentalizou inicialmente;
Inseridas dentro do contexto da produção musical do grupo essas práticas facilitam a intimidade e estabelecem laços de confiança no grupo.

6- Gravação
Gravação com microfones, Tipos de microfones. Áudio, mp3, wave e aiff. No primeiro encontro ensinaremos a teoria de gravação de áudio. Fica aos alunos trazer uma idéia de canção que envolva barulhos que possam ser gravados. Exemplos: música com ruído e música cênica.
No 2º encontro gravaremos o áudio com microfones de acordo com os temas propostos. Passaremos o áudio gravado para o computador e aprenderemos sobre efeitos de som, como: delay, reverb e etc.
No 3º encontro os alunos começam a ordenar os barulhos e a criar. Os oficineiros se colocam a disposição para auxiliar o processo.
Dentro do ultimo encontro, finalizamos os trabalhos mostramos cada música e discutimos sobre o processo de composição. Nota o softwear usado deva possibilitar a criação de intrumentos com barulhos –samplers.
7 – Desinventando o som
Agora vamos para outro extremo da música livre. Instrumentos inventados e sons que podem ser feitos com o corpo são o tema do mês.
1º momento uma oficina de barbatuques mostrando todos os sons que podem ser produzidos só com o seu corpo. A aula acaba com uma gravação de alguns ruídos por cada participante.
2º dia de aulas teremos oficina com materiais reciclados, os instrumentos que cada um criar serão misturados as gravações para uma nova música.
3º dia todas essas misturas serão colocadas e mixadas, sons gravados.
4º e ultimo dia cada aluno deve produzir um pequeno concerto com uma musica sua e todos se apresentam.
8 – orgânico com eletrônico

Para esse momento, teremos intrumentos gravados interagindo com aúdio apreendido e ou intrumentos tocados ao vivo com síntese. Nessa interação tudo vale e todos os estilos são bem vindos.

1o mostraremos musicas dos mutantes, da aline, e explicaremos a questão do sintetizador e suas aplicações em cada programa. Discutiremos sincronizidade e verossimilhança dos instrumentos de computador que se inspiram em instrumentos orgânicos.

2o No segundo criaremos bases, essas bases vão interagir com música ao vivo. Os intrumentos que eles mesmos criarão. Cada um fara a base consolidado no instrumento e ou barulho que fará ao vivo. Assim sendo cada um terá uma música em que as duas coisas estejam sincronizadas.

3o ensaios para que todos se preparem para a apresentação na ultima semana.

4o apresentação com convidados!

9 – finalização dessa etapa

1o Revisaremos todos os principais ensinamentos do curso. Nesse primeiro momento uma revisão de softwears.

2o Nesse momento revisaremos as técnicas orgânicas de produção de música acústica.

3o apresentaremos a proposta de criação livre e em grupo de 5 músicas. Cada 5 músicas por grupo de 10 pessoas.

4o os alunosm compartilham sua idéia inicial com os oficineiros, cada idéia é discutida, objetivo principal é tirar dúvidas e construir um modelo.

10 – Criatividade e coletividade

Todo esse mês será de criação, a idéia é que o grupo vai produzir um concerto para apresentar a familiares, amigos e frequentadores dos telecentros. Cada canção será discutida pelo grupo, e feita em conjunto.Também serão produzidas pelo grupo, divulgação, decoração do evento, veiculação das canções via internet, e produção de um cd!

11 -plano de aula
Será um ano letivo de curso dividido em 8 messes. Cada módulo de um mês pode ser frequentado individualmente ou no conjunto de 8 messes. Havera produção cultural em cada mês mas nem toda ela será publicada no site. Essa publicação depende fundamentalmente de todos os envolvidos no processo criativo. Afora isso a música pode ser publicada em blogs ou tocada ao vivo.
Lembramos que se um aluno não participar de todos os módulos, dependera da aprovação dos que frequentaram e dos orientadores para participar do concerto final.


Colagem coletiva - O terceiro encontro propoe o encontro dos alunos através da colagem coletiva...


Objetivo Geral
Promover a Inclusão Digital dos usuários do Programa Telecentro por meio de expressões artísticas musicais. e do Audio-Visual.

Objetivos Específicos
Estimular a expressão artística através das sonoridades experimentais e capacitar os jovens...
Trazer convidados especialistas para conduzir rodas de conversa com os alunos.
Publicar os resultados das oficinas em blog e myspace.

Resultado Esperado
Ter 15 jovens capacitados e estimulados a produzir expressões artísticas sonoras.

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