terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mundo Livre S/A

"O Recado é o seguinte: A hora é agora e vamo que vamo!"

Mundo Livre S/A é uma banda brasileira surgida em 1984 em Recife, Pernambuco. Seu nome foi retirado de discursos do presidente norte-americano Ronald Reagan[2]
Nasceu no bairro beira-mar de Candeias[3], mesmo lugar de Recife em que foi redigido o manifesto Caranguejos com Cérebro, marco do Movimento Mangue, que prega a universalização e a atualização da música pernambucana[4]. Fred Zero Quatro, vocalista da banda, foi o autor do manifesto, juntamente com Renato L. e Chico Science. O Mundo Livre foi uma das bandas fundadoras do movimento Manguebeat.



"DEIXA ESSE BOLO DE AMEIXA"

Fred Zero Quatro (Jaboatão dos Guararapes, 11 de julho de 1965) é um compositor e cantor brasileiro. É o vocalista e pricipal compositor do grupo pernambucano Mundo Livre S/A, um dos expoentes do movimento musical mangue beat.

A infância comum de menino de classe média não o impediu de tomar, bastante motivado pela ditadura militar e todos os mistérios que a cercavam, uma postura crítica veemente em relação ao sistema. Zero Quatro passou para a faculdade de jornalismo da Universidade Federal de Pernambuco, chegou a ingressar no Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR8) e começou a se interessar pelo marxismo. No início dos anos 80, descobre o punk rock e obcecado pela ideia de montar uma banda montou o “Trapaça”. Depois de um tempo, o texto direto e ácido do punk deu lugar às sutilezas sarcásticas e criou com seus irmãos o Mundo Livre S/A, já muito mais objetivo em suas críticas políticas e sociais. Através de amigos comuns conheceu Chico Science e Jorge Du Peixe com quem formaria os alicerces do mangue beat, importante movimento musical brasileiro que surgiu na década de 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário