quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Grupo de Leitura




Sugeri para as meninas do telecentro uma roda de leitura sobre temas pertinentes a atmosféra virtual. Vamos pensar os dias que vamos fazer isso. A idéia é que o grupo se expanda, abrindo para a comunidade...

O Primeiro capítulo do livro chama-se "As Tecnologias têm um Impacto?"
Partindo dele vamos iniciar nosso bate-papo...

Segundo os levamtamento de dados do autor, quando se fala do desenvolvimento da multimidia, fala-se muitas vezes no "impacto" das novas tecnologias da informação sobre a sociedade ou a cultura. Lévy coloca a metáfora do Impacto como inadequada, pois o que se deve levar em consideração é a tentativa de esclarecer o esquema de leitura dos fenômenos que a metafora do impacto nos revela.

"Seria a tecnologia um ator autônomo, separado da sociedade e da cultura, que seria apenas entidades passivas percutidas por umagente exterior?"


Lévy diz que é impossivel separar o humano de seu ambiente material, assim como dos signos e das imagens por meio dos quais ele atribui sentido à vida e ao mundo. Diz também que as atividades humanas abrangem interações entre:
- pessoas vivas e pensantes
- entidades materiais naturais e artificiais
- idéias e representações
Portanto, em vez de enfatizar o impacto das tecnologias, poderiamos igualmete pensar que as tecnologias são produtos de uma sociedade e de uma cultura e que as verdadeiras relações, portanto, não são criadas entre a tecnologia e a cultura, mas sim entre o grande número de atores humanos que inventam, produzem, utiizam e interpretam de diferentes formas as tecnicas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário