domingo, 9 de maio de 2010

Futebol

O excesso de futebol nos noticiários, a utilização de imagens de arquivo sem indicação e a criação de "grandes vedetas" são algumas das críticas apontadas pelo Conselho de Opinião da RTP ao plano de actividades para este ano, elaborado pela Administração e apresentado a 25 de Fevereiro, noticia a Lusa.

"É inaceitável que se continue a dar um peso excessivo ao futebol profissional nos noticiários (designadamente na abertura de telejornais de referência)", aponta o órgão. Este entende que é "inaceitável" o recurso a imagens de arquivo, em serviços noticiosos, sem sinalização expressa.

Segundo dados da Marktest, pedidos pelo DN, as notícias de desporto (das quais cerca de 90% são futebol) ocuparam 16,9% dos espaços noticiosos do canal público em Fevereiro (Telejornal e Jornal da Tarde). Já na TVI, canal que detém os direitos de transmissão da Liga, este valor foi de 18,4% e na SIC de 9,6%.

O Conselho avisou também que "a legitimação do serviço público não se faz nem se pode fazer apenas pela existência de 'talentos' ou 'grandes vedetas'". Mas, pela "diferenciação de programação", garante.

"Torna-se absolutamente necessário e urgente desenvolver esforços no sentido de se melhorar a qualidade de conteúdos emitidos, bem como a forma de apresentação", adverte o parecer. Acrescenta ainda que "os canais e antenas da RTP não podem ser fomentadores de sensacionalismo ou de falta de isenção".

Segundo a Lusa, a Administração da RTP decidiu não comentar ontem este parecer, que foi aprovado na quarta-feira por unanimidade pelos 29 membros do Conselho de Opinião e entregue ontem à Administração da estação pública.|- M.J.E. com Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário