terça-feira, 18 de maio de 2010

Projeto Ficha Limpa: será que agora vai?


Projeto Ficha Limpa: será que agora vai?
via Papo de Homem - Lifestyle Magazine | A única revista que os homens lêem todos os dias de Davi Noleto Suisso em 25/04/10


Quantas vezes você já ouviu a frase “O país está assim porque o povo não faz nada!”? Eu já ouvi umas 1000 vezes e me perguntei o que então podemos fazer pra mudar alguma coisa.
Confesso que muitas vezes não conseguia responder essa pergunta. Todos os dias vemos escândalos na política… É dinheiro em cueca, meia, Mensalão, Mensalinho, nepotismo, peculato, sanguessugas (escândalo das ambulâncias), desvio de dinheiro público, sonegação fiscal, negligência, imposto disso, imposto daquilo, leis nonsense… Ironicamente, de tempos em tempos, somos obrigados a colocar estes mesmos criminosos no poder.
No meio dessa bagunça toda surgiu uma luz lá no fim do túnel: o projeto de lei Ficha Limpa.

Link YouTube | Matéria no CQC
O projeto
Organizado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e com apoio de organizações como Instituto Ethos e OAB, ação se propõe a afastar das eleições candidatos que cometeram crimes sérios como desvio de verba pública, corrupção, assassinato e tráfico de drogas.
É um projeto de iniciativa popular (algo previsto na Constituição de 1988) que será votado no Congresso Nacional. Se aprovado, serão feitas modificações na lei complementar nº 64/1990 (art. 14, III, da Constituição), ampliando os critérios de inelegibilidade, especificando novos casos para quem não pode se candidatar.
A vantagem é que o político tem sua candidatura impedida apenas por ter sido denunciado, não sendo necessário esperar a conclusão do processo. Serão afastados das eleições até serem julgados. Bonito, não?
Já tivemos sucesso com uma ação popular parecida, resultando na lei 9840, pela qual vários candidatos hoje são processados devido à compra de votos (veja o trabalhão que deu pra aprovar essa lei). Agora podemos repetir a história com algo mais decisivo. É nossa chance para começarmos a realizar uma mudança na política brasileira, extirpando os elementos cancerígenos de de nosso sistema.

Link YouTube | Vídeo oficial da campanha
O abaixo assinado. Engaje-se!
Além das mais de 1 milhão de assinaturas em papel, existe um abaixo assinado online no site Avaaz. Atualmente já temos 1.904.300 assinaturas. A meta é 2 milhões de assinaturas para pressionarmos a aprovação da lei no Congresso.
Caros amigos, podemos fazer a diferença hoje! Vamos apoiar o projeto, assinando a petição, divulgando para listas de contatos de email, Twitter, Orkut, Facebook… Unidos somos fortes. Chega dessa tolerância passiva!
Mais sobre o projeto Ficha Limpa…
• Vídeo da entrevista com o deputado federal Indio da Costa, esclarecendo dúvidas e explicando a dificuldade que está sendo levar o projeto para votação (por que será que não querem votar?).
• Texto na íntegra do projeto
• Síntese do projeto para discussão pública
• Twitter @LeiFichaLimpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário