sexta-feira, 27 de novembro de 2009

simbologia da casa

FENG SHUI

Simbologia da sua casa


Por meio de um passeio, visitaremos cada cômodo de nosso lar, conhecendo suas simbologias e significados.

E, uma vez desvendados os seus segredos, aprenderemos a viver em harmonia com eles.

Os símbolos da casa:

Sala, quarto, cozinha, banheiro... Cada um dos espaços de nossa casa tem um significado que corresponde a aspectos importantes de nossa vida. Desvendando estes segredos, vamos aprender a viver em harmonia com nosso lar e permitir que as energias da prosperidade -em todos os seus aspectos- estejam sempre presentes.

Portão ou porta de entrada - são consideradas as "bocas" do terreno ou da casa. São eles que fazem o contato entre a casa e o mundo exterior e controlam a qualidade e a quantidade de energia que vai entrar. Os muros não devem estar rachados ou com pintura em mau estado. Isso revelaria pontos fracos na proteção da família. Janelas nos muros não são aconselhadas e muito menos portões enferrujados, em desnível ou com madeira comida. O caminho que leva à porta de entrada deve estar sempre limpo, bem cuidado, iluminado e ter fácil acesso. Além de ser convidativa e acolhedora, a entrada nunca deve apresentar obstruções e entulhos. A porta de entrada também deve estar em bom estado, com maçanetas firmes e sempre desobstruída. Nunca coloque móveis ou entulhos atrás das portas. Lembre-se: a entrada é o cartão de visita de sua casa tanto para as visitas quanto para as boas energias.

Formato dos cómodos - no caso de uma residência, a melhor forma de se construir um cómodo ou mesmo toda a casa é apostando no quadrado. Nele, a energia circula com mais facilidade, dificultando a existência de um local onde ela fique presa e estagnada ou onde se possa formar um vazio de energia. As casas com formato em "L" ou as construções irregulares não são aconselháveis. Mas nesses casos, um consultor de Feng Shui pode encontrar maneiras de corrigir esses pontos fracos.

Sala de estar - vedete da casa e considerada por muitos o cómodo mais valorizado, seria aconselhável que a sala estivesse localizada bem no centro da construção, onde se encontra o "coração" da casa. Não sendo possível, o segundo cómodo favorável para ocupar o centro é o dormitório principal, mas nunca o banheiro, a cozinha ou o porão. O ideal seria que a sala de estar recebesse atenção especial com relação ao equilíbrio de suas energias. Sofás e poltronas nunca devem estar de costas para a porta principal, mas sim voltados para ela numa atitude receptiva para quem chega. Aliás, a disposição dos móveis deve obedecer a certos critérios que levem em conta a recepção das energias e sua livre circulação pelo ambiente. Quando os móveis, pela sua disposição incorreta, tamanho inadequado ou por número excessivo, obstruem a livre movimentação das energias no ambiente, isso causa problemas para os moradores. O uso de cores adequadas, espelhos, sinos de vento, fontes de água e outros recursos do Feng Shui ajuda a atrair e a movimentar adequadamente aos bons fluídos na sala

Quartos - todos nós sabemos muito bem o que significa uma noite mal dormida. Além dos prejuízos para a saúde física, acaba influenciando negativamente em nossas vidas profissional e afetiva, obstruindo os canais criativos e espirituais. Daí a necessidade de um extremo cuidado com a saúde energética desse cómodo tão vital para nós. Um quarto deve ser ao mesmo tempo relaxante e capaz de propiciar um ambiente agradável e excitante para um casal, de modo que, ao fazerem amor, se sintam sensuais e, após o acto, relaxados e felizes. Muitos casos de problemas de coluna, insónia, depressão e ansiedade são ocasionados pela incorreta localização da cama. Objetos electrónicos devem ser evitados, na medida do possível, e o computador e a TV, cobertos com um tecido preto para neutralizar as ondas magnéticas que emitem mesmo desligados. Todos os objetos que lembrem trabalho devem ser retirados do quarto de dormir. Lembre-se sempre: quarto bagunçado, noite agitada.

Cozinha - este é o local da casa em que as energias se propagam no sentido de gerar prosperidade e riqueza para os moradores. Qualquer problema nesse cómodo pode, então, prejudicar as finanças da família. A localização da cozinha na planta da casa é de vital importância tanto para proteger e atrair a prosperidade material quanto para preservar seus moradores dos excessos alimentares. E o fogão é, sem dúvida, a grande vedete da cozinha. Seu bom estado de limpeza, conservação e localização são muito importantes. Muito cuidado deve ser tomado em relação a vazamentos de água, limpeza e ordem dos armários e despensa, e certos alimentos como o arroz, o sal, frutas, milho e o mel também atraem boa fortuna.

Banheiros - a água simboliza fartura e dinheiro, e é justamente o banheiro o local onde a água sai da casa. É neste cómodo que depositamos todas as nossas impurezas. Local Yin por natureza, se mal localizado, pode atrair e mandar embora todas as boas vibrações da casa. Embora muito cómodas, as suítes não são aconselháveis, uma vez que, se a cama estiver alinhada com o vaso sanitário (os dois estiverem na mesma parede), o morador, com certeza, terá problemas sérios de saúde. A cozinha (fartura) também deve estar afastada do banheiro. As portas devem sempre permanecer fechadas, assim como a tampa do vaso sanitário. A limpeza e utilização de cores adequadas é de suma importância, assim como manter plantas no local
Corredores - são as veias da casa. São eles que ligam os diversos cómodos, permitindo que entre eles haja uma boa troca de energias. Assim, se os corredores não respiram, toda a casa pode sufocar. Já os corredores muito compridos acabam por acelerar demais as energias, causando nervosismo e desequilíbrio nos moradores, principalmente em quem dorme no quarto que fica no final do corredor e acaba por tornar-se demasiadamente excitado. Nesse caso, o ideal é colocar quadros nas paredes, tapetes com estampas ou objectos de decoração, que teriam o efeito de diminuir a velocidade da energia Chi. O excesso de portas em um corredor também não é muito positivo, uma vez que pode gerar diversidade de opiniões contraditórias e grande desperdício de energias, resultando em desarmonia entre os familiares.

Escadas - as escadas servem como túneis por onde a energia de uma casa flui de cima para baixo, fazendo um intercâmbio energético na vertical. Nesse caso, as escadas com degraus vazados são desaconselháveis, uma vez que dispersam as energias e as em espiral causam confusão. As escadas nunca devem estar no centro da casa e muito menos dirigidas para a porta de entrada, pois são como uma queda d'água que se dirige para fora levando toda a energia com ela. Vasos de plantas, luminárias, biombos e esferas facetadas são algumas das curas propostas pelo Feng Shui para equilibrar a energia das escadas.

Portas e janelas - são, respectivamente, as bocas e olhos da casa. Das portas já falamos e para as janelas o Feng Shui recomenda cuidado especial com a limpeza e vidros que facilitem a visualização do cenário exterior. Nada de vidros quebrados ou rachados. Caso contrário, este descuido pode se refletir em problemas visuais em seus moradores, bem como a falta de horizontes e perspectivas. As portas são como as bocas dos pais, enquanto as janelas são as vozes das crianças. Por isso, não se devem construir cómodos em que o número de janelas seja superior a três para cada porta da casa. Se isso acontecer, coloca-se um sino atrás da porta principal do aposento, e que toque todas as vezes em que a porta se abrir. Desta forma, as crianças ouvirão as vozes de seus pais, depositando confiança e respeito em suas palavras.


Conheça a simbologia oculta de sua casa

Muitas pessoas têm o costume de comparar um imóvel e seus cômodos ao corpo humano.

Se aprenderemos a olhar para uma sala, quarto, cozinha ou banheiro, iremos descobrir que cada um dos destes espaços de nossa casa tem uma simbologia, correspondendo a aspectos importantes de nossa vida.

Sabendo desvendar esses segredos, vamos aprender a viver em harmonia com nosso lar, e permitir que as energias da prosperidade (em todos os seus aspectos) estejam sempre presentes.

Simbologia e seus segredos

· Portão ou porta de entrada – são considerados as "bocas" do terreno ou da casa. São eles que fazem o contato entre a casa e o mundo exterior, e controlam a qualidade e quantidade de energia que vai entrar.

Os muros não devem estar rachados ou com pintura em mau estado, pois isso revelaria pontos fracos na proteção da família. O caminho que leva à porta de entrada deve estar sempre limpo, bem cuidado, iluminado e ter fácil acesso.

Além de ser convidativa e acolhedora, a entrada nunca deve apresentar obstruções e entulhos. A porta de entrada também deve estar em bom estado, com maçanetas firmes e sempre desobstruída. Nunca coloque móveis ou entulhos atrás das portas. Lembre-se: a entrada é o cartão de visita de sua casa, tanto para as visitas quanto para as boas energias.

· Formato dos cômodos – no caso de uma residência, a melhor forma de se construir um cômodo ou mesmo toda a casa é a quadrada. Nela, a energia circula com mais facilidade, dificultando a existência de um local onde ela fique presa, ou onde se possa formar um vazio de energia.

As casas com formato em "L" ou construções irregulares não são aconselháveis. Mas, nesses casos, um consultor de Feng Shui pode encontrar maneiras de corrigir esses pontos fracos.

· Sala de Estar – "vedete da casa", e considerada por muitos como o cômodo mais valorizado. É aconselhável que a sala esteja localizada bem no centro da construção, onde se encontra o "coração da casa".

O ideal é dar atenção especial ao equilíbrio das energias da sala. Sofás e poltronas nunca devem estar de costas para a porta principal, e sim voltados para ela; o que mostra uma atitude receptiva para quem chega.

Aliás, a disposição dos móveis deve obedecer a certos critérios que levam em conta a recepção das energias e sua livre circulação pelo ambiente. Quando os móveis estão numa disposição incorreta, tamanho inadequado ou num número excessivo, eles obstruem a livre movimentação das energias no ambiente, e causam problemas para os moradores.

· Quartos - todos nós sabemos muito bem o que significa uma noite mal dormida. Além dos prejuízos para a saúde física, isso acaba influenciando negativamente nossa vida profissional, afetiva, além de obstruir os canais criativos e espirituais.

Daí a necessidade de um extremo cuidado com a saúde energética desse cômodo tão vital para nós. Um quarto deve ser ao mesmo tempo relaxante e capaz de propiciar um ambiente agradável e excitante para um casal, de modo que ao fazerem amor sintam-se sensuais e, após o ato, sintam-se relaxados e felizes.

Muitos casos de problemas de coluna, insônia, depressão e ansiedade são ocasionados pela incorreta localização da cama. Objetos eletrônicos devem ser evitados, e o computador e a TV cobertos com um tecido preto para neutralizar as ondas magnéticas que emitem mesmo desligados. Todos os objetos que lembram trabalho devem ser retirados do quarto de dormir. Quarto bagunçado, noite agitada.

· Cozinha – este é o local da casa em que as energias se propagam no sentido de gerar prosperidade e riqueza para os moradores. Qualquer problema nesse cômodo pode, então, prejudicar as finanças da família.

A localização da cozinha na planta da casa é de vital importância, tanto para proteger e atrair a prosperidade material quanto para preservar seus moradores dos excessos alimentares. E o fogão é, sem dúvida, a grande vedete da cozinha. Por isso, é importante que ele esteja num bom estado de limpeza, conservação e numa boa localização.

Muito cuidado deve ser tomado com relação a vazamentos de água, limpeza e ordem dos armários e dispensa. Certos alimentos como o arroz, o sal, frutas, milho e mel, atraem boa fortuna.

· Banheiros – água simboliza fartura e dinheiro, e é justamente o banheiro o local onde a água sai da casa. É neste cômodo que depositamos todas as nossas impurezas. Local Yin por natureza, se mal localizado pode atrair e mandar embora todas as boas vibrações da casa.

Embora muito cômodas, as suítes não são aconselhadas, uma vez que, se a cama estiver alinhada com o vaso sanitário (os dois estiverem na mesma parede) o morador com certeza terá problemas sérios de saúde.

A cozinha (fartura) também deve estar afastada do banheiro. As portas devem sempre permanecer fechadas, assim como a tampa do vaso sanitário. A limpeza e utilização de cores adequadas são de suma importância, assim como manter plantas no local.

· Corredores – as "veias da casa". São eles que ligam os diversos cômodos permitindo que entre eles haja uma boa troca de energias. Assim, se os corredores não respiram, toda a casa pode “sufocar”. Já os corredores muito compridos acabam por acelerar demais as energias, causando nervosismo e desequilíbrio nos moradores, principalmente para quem dorme no quarto que fica no final do corredor e acaba por tornar-se demasiadamente excitado.

Nesse caso, o ideal é colocar quadros nas paredes, tapetes com estampas ou objetos de decoração, que teriam o efeito de diminuir a velocidade do chi (energia). O excesso de portas em um corredor também não é muito positivo, uma vez que pode gerar diversidade de opiniões contraditórias e grande desperdício de energia, resultando em desarmonia entre os familiares.

· Escadas – as escadas servem como túneis por onde a energia de uma casa flui de cima para baixo, fazendo um intercâmbio energético na vertical. Nesse caso, as escadas com degraus vasados são desaconselháveis, uma vez que dispersam as energias. Já as de espiral causam confusão.

As escadas nunca devem estar no centro da casa, e muito menos dirigidas para a porta de entrada, pois são como uma queda d’água que se dirige para fora levando toda a energia com ela. Vasos de plantas, luminárias, biombos e esferas facetadas são algumas das curas propostas pelo Feng Shui para equilibrar a energia das escadas.

· Janelas – "os olhos da casa". Para as janelas, o Feng Shui recomenda cuidado especial com a limpeza e vidros que facilitem a visualização do cenário exterior. Nada de vidros quebrados ou rachados. Caso contrário, esse descuido pode se refletir em problemas visuais em seus moradores, bem como a falta de horizontes e perspectivas.

As portas são como as bocas dos pais, enquanto as janelas são as vozes das crianças. Por isso, não se devem construir cômodos em que o número de janelas seja superior a três para cada porta da casa. Se isso acontecer, coloque um sino atrás da porta principal do aposento, que toque todas as vezes que a porta abrir. Desta forma as crianças ouvirão as vozes de seus pais, depositando confiança e respeito em suas palavras.

Quando estabelecemos essas correlações e aprendemos a respeitar a energia, a lógica e a função de cada cômodo, estabelecemos um "pacto", uma cumplicidade com nosso lar. E todos crescem e prosperam juntos..

Nenhum comentário:

Postar um comentário