quinta-feira, 29 de julho de 2010

Indústria Cultural

Um trecho do Livro: Política Educacional e Indústria Cultural

Longe de "democratizar" um bem cultural, a indústria cultural, ao produzir ou reproduzi-lo (em série), tornando-o acessivel a todos, passa a oferece-lo, juntamente com sabonetes, automóveis, sapatos e outros produtos de consumo, descaracterizando-o, utilizando-os para vendar os olhos do consumidor, distorcer sua percepção, embala-lo em ilusões, subverter seu senso crítico. O produto da Indústria Cultural visa, em suma, entorpecer e cegar os homens da moderna sociedade de massa, ocupar e preencher o espaço vazio deixado para o lazer, para que não percebam a irracionalidade e injustiça do sistema capitalista, no qual estão inseridos como marionetes, atuando no interesse da perpetuação ad infinitum das relações de produção alienantes e exploradoras. A industrial cultural preenche assim sua função por exelência, de seduzir as massas para o consumo, para que esqueçam a exploração que estão sofrendo nas relações de produção...

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