segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Aline Reis & Rodrigo Denega

A emoção das descobertas, e dos encontros!!


Que proporcionou muitos artista se conhcerem na criação, com essa continuação da historia com suas espeficidades, e seu tempo!

Desta forma foi o encontro de Aline Reis e Rodrigo Denega, no Rio de Janeiro, no ano de 2008, na Frente do teatro Dulcina-Regina, onde se encontram vários sacis até hoje na ação de reabertura do teatro Dulcina-Regina, (CHUTE)!


O Chute é um ação feita na frente do teatro Regina Dulcina para reabertura do teatro , que nasceu com á idéia de Ativação desse espaço fechado, com uma grande Homenagem, a Dulcina de Moares, que construiu o teatro.


Idealizadora e Praticante da Primeira Universidade de Teatro no Brasil, além de construir o Fundo Nacional de Teatro, dentre outras importantes evoluções do teatro Brasileiro!


Ainda com a PORTA fechada, O Movimento Dulcynelandia – faziam suas atiavidades na frente do teatro, trazendo todas essas questões, como a proposta para reabertura, e reaativação do espaço publico mal-adiministrado, ou esquecido pelo poder publico, e desconhecido pela população do entorno deste espaços!


Com a utilização dos espaços publicos, e trabalhando junto com a população á impôrtacia deste lugares, na produção, artistica-poética e bucocratica, e mais do que tudo praticando, essa ações na rua! Esssas acões acontecem de 15 em 15 dias mesmo com a PORTA FECHADA !!


Destas ações surgiram vários encontros de artistas, e o mais importante o encontro¨ PORTA com PORTA¨, Dulcina-Regina- 17, Ocupação Manoel Congo(MNLM) Movimento Nacional de Luta por Moradia,n 20, duas atividades de ocupação que viram na rua duas questões Primas, do nosso País, a falta de Moradia e de acessibilidade dos Espaços Culturais, não só acesso por ingresso outra liguagem de atuação, e relação de Troca Antropofogica na Rua é necessaria para uma verdadeira relação!


E disso veio o Bar ao lado, os artista do entorno do centro, e pessoas atuantes nas questões politico- culturais do Rio de Janeiro, e ativação de uma rua no Centro.


A Rua Alcindo Guanbara que tornousse viva , com essas ações no domingo, praticando na Rua, o teatro (ÀMorta) Musica, poesias, alegria, Quadrilhas juninas, feita com as crinaças da ocupação, relação de resposabilizar a FUNARTE, (atualmente detentora do teatro) e propondo ações que foram descobertas por essa relações com a Ocupação Manoel Congo, onde moram mais de 40 familias, e foi com os artistas, e pessoas atuantes na, música, teatro, cinema, e demais atividades que foram também desenvolvidas por esses artista, que se relacioram com a gira que foram construidas por esses que vinhheram e se colacaram e começaram construir esse Moviemento, pois mesmo tendo como coreféos, dez pessoas que fazim juntos essa gira acontecer, demais artista foram super importantes para o CHUTE!!( que não é evento) E sim uma manifestação artsitica na rua!

Mesmo o centro com acesso livre á alguns espaços Culturais, como: Teatro Municipal, MAM(Museu de Arte Moderna) Museu de Belas Artes, Caixa Cultural etc.........

O acesso é negado as vezes pela falta da relação direta com a população do entorno!


Pois muitos dos espaços tem sim, entrada gratuitas. Isso não quer dizer que a populaçãose relacione!

Por questões simples. Linguagens que muitas vezes são complexas. Não por que nós POVO sejamos encapazes de conhecer, mais por se construir idéias que acabam sendo mais importantes para alguns grupos, (um Reconhecimento Nacional, lotações por um publico) que pagam os abasurdos de entradas que são impostos, pelos teatros PUBLICOS que já chegaram até R$100,00, e que as vezes de uma qualidade muito boa, mais que não se relaciona com o que temos de mais rico, o nosso conhecimento popular!


A atuação artistica, com um novo jeito de acesso ao conhecimento, praticando junto com os outros individuo á troca, sem necessidades, de certificados, ou curriculo, que muitas vezes impossibilita, á entrada de muitas pessoas que querem participar das instituições de ensino, que começa, ensinado que começa ensinadndo de uma forma mais que arbitraria e violenta!


A burocracia não como entrave, mais para o desenvolvimento das questões de recursos publicos, e prestações de contas para união!Mais tudo isso, é feito de uma forma atravancada, com atrasos, fechamentos dos espaços publicos, que deevem ser utilizados limpos e vivos!!


Com esse pequeno resumo de como é essa Gira na rua Alcindo Guanabara, vamos á um dos encontros artisticos que aconteceu!


E agora se firmou com a vinda do compositor e cantor Rodrigo Denega com o Movimento Dulcynelandia pra São Paulo, e após a exepiência de troca artistica e politica, que aconteceu na Bahia, da compositora e cantora, safoneira, violinista, Aline Reis, a gira novamente nos ponhe a girar e se encontrar na criação!


No começo do ano o compoistor Rodrigo Denega conhece, mais alguns artistas sacis, Tito barterista e percusionista, Pricila, cantora, Luiz Cazati, guitarrista desses encontros sugiram vários, Maracatu Vigna Vulgaris do Céara, que logo após fizeran juntos várias atividades, surgi dessas relações um nova formação!


Aline Reis-voz, violão, safona

Rodrigo Denega-voz, violão

Luiz Cazati-guitarrista

Roberto Lerner- baterista

Alfaia- Baixista

Xicó- Percusionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário