sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Dom Quixote, literatura e religiosidade : uma experiênciapedagógica na educação de jovens e adultos

Esta pesquisa investiga as relações entre literatura e religiosidade elaboradas apartir da experiência vivida por um grupo de estudantes idosos de diferentescredos religiosos, tendo como base a leitura e a interpretação da obra DomQuixote de la Mancha de Miguel de Cervantes. O que impulsionou osmovimentos desta investigação foram as discussões acerca da interculturalidadereligiosa, que aconteceram durante a realização de saraus literários nos quaisforam lidas e interpretadas passagens selecionadas (que abordavam a questãodo analfabetismo na fase adulta, o desejo de saber e a interculturalidadereligiosa) da obra cervantina com uma turma de alfabetização de idosos, cujaidade variava entre 60 e 83 anos, numa escola municipal de Porto Alegre, em2006. Articulam-se aqui três âmbitos de ação nos quais os idososcompreenderam a construção de sua identidade e seu papel no processo deinclusão social. O primeiro âmbito é constituído pelo espaço da educação formalrepresentado pela escola. O segundo âmbito é constituído pelo espaço públicorepresentado pela praça. O terceiro âmbito de ação, elemento central dessadissertação, é a esfera da religião, representada pelas diferentes formas dereligiosidade em seus múltiplos modos de manifestação. Esses três âmbitosconjugam-se através de uma proposta pedagógica centrada na leitura einterpretação do livro de Cervantes. Esta investigação permitiu descobrir arelevância da religiosidade na vida dos sujeitos da pesquisa e a importância docompartilhar experiências e narrativas entre aqueles que se propõem a sentar àmesa do diálogo com a mediação de textos literários nos quais é tematizada ainterculturalidade religiosa.

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