segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Bexiga






Centro - Paulista e Liberdade...


Curiosidade: Bela Vista, Bexiga ou Bixiga?


Para muitos, a Bela Vista é um bairro, e no entanto, o Bixiga, que está dentro de seus limites, também é considerado um. Afinal, quem é bairro, e quem não é?

Bairro e Subdistrito
Oficialmente, não existem bairros em São Paulo. Por mais estranho que isso possa soar, a divisão à qual estamos tão acostumados, não tem ainda nenhum respaldo legal.
O que existe em São Paulo são Divisões Administrativas em Subprefeituras e Distritos. E neste caso, a Bela Vista é um distrito oficial da subprefeitura da Sé.
Esta nova divisão oficial, sobrepondo-se à antiga divisão em Distritos e Subdistritos, foi adotada a partir da administração de Marta Suplicy.

Bela Vista e Bixiga
Antigamente, Sé e Bela Vista eram subdistritos. E qual é a relação oficial entre a Bela Vista e o Bixiga? O pesquisador e diretor do Jornal da Bela Vista, Egydio Coeho da Silva, explica: "(Sub)distrito é uma divisão jurídica, isto é, as pessoas que nascem, casam e morrem são registradas nos cartórios dos respectivos subdistritos. A Bela Vista é um (sub)distrito, que vai da Praça das Bandeiras até a Alameda Jaú e o Bixiga se localiza dentro da Bela Vista. É menor do que o (sub)distrito da Bela Vista".

Mapa oficial da Prefeitura
Mapa oficial: Subprefeituras e Distritos
(clique para ampliar)


Ainda que não seja uma divisão legal, o antigo bairro do Bixiga é um caldeirão de história e cultura. E é dele que surgiu o atual bairro/distrito da Bela Vista.
Sobre a adoção do nome "Bela Vista", Coeho da Silva diz: "A mudança do nome de Bexiga para Bela Vista, me parece, se deu em 1.910 (ainda não concluí essa pesquisa), por imposição dos moradores, que não gostavam do nome Bexiga para eles pejorativo na época. Houve inclusive quebra-quebra do bonde na sua primeira viagem ao bairro. É que indicava "Bexiga" e não Bela Vista. Há uma diferença fundamental: bairro é apenas uma referência e (sub)distrito é divisão legal. O Bixiga é bairro e a Bela Vista é subdistrito."

Bexiga ou Bixiga?
Sobre a confusão de termos, Egydio Coeho da Silva diz: "Eu utilizo a denominação Bexiga, para o Bexiga antigo, que existiu antes do loteamento, cujo marco é 01 de outubro de 1.878. E Bixiga para o bairro que se iniciou a partir desta data, o qual foi ocupado por uma maioria de italianos."

Armando Puglisi, figura ativa e importante da região no século XX, e criador do Museu do Bixiga, também fala sobre a polêmica do nome Bixiga com “i”, no livro de memórias de Júlio Moreno, categorizando a ortografia definitivamente: “para mim não existe Bexiga, mas sim Bixiga com i... deixa eu explicar, o Bixiga não existe oficialmente. O Bixiga é o centro da Bela Vista. ..A grande pergunta: mas como você sabe o que é o Bixiga e o que não é? Por exemplo: o Bixiga (essa até é uma frase que gosto de falar) é um estado de espírito. Você sente quando está no bixiga, você cheira à Bixiga”.

Projeto de oficialização do bairro do Bexiga
Por meio do Projeto de Lei 495/03, a vereadora Myryam Athie (PPS) apresentou em 2003 proposta para oficializar os bairros de São Paulo, a começar pelo Bexiga.
"Ao oficializar o bairro do Bexiga (ou o "Bixiga" dos saudosos Armandinho e Adoniran Barbosa), nós estamos garantindo a preservação da memória da cidade e da cultura popular, além de reforçar os laços básicos da composição da cidadania", explica Myryam Athie.
"O Bexiga sobrevive hoje da exploração turística das suas edificações características e da sua própria tradição, traduzida, por exemplo, pelas cantinas italianas que ainda marcam profundamente o imaginário do bairro, assim como pelos velhos cortiços, herança das famílias de imigrantes que ocupavam os imóveis tanto para abrigar seus conterrâneos como para melhorar a renda por meio do aluguel de quartos".

O projeto, até onde pudemos checar, não foi aprovado, é um dos muitos que a vereadora apresentou nos últimos anos. Myryam Athie ganhou repercussão em 2005, com o projeto "Dia da Pizza", que oficializa a pizza como um prato típico paulistano e recebeu do Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia, em 2005, o Troféu Jóinha, uma honraria que premia o projeto de lei de menor impacto criado por um vereador durante o ano de 2005.

E Então?
No final das contas, é correto chamar a Bela Vista de bairro? Ou seria o Bixiga? Parece que adotar o Bixiga oficialmente como bairro seria uma medida para preservar a herança cultural do local, e promover o turismo.
Mas extra-oficialmente, muitos hoje estão acostumados a considerar a Bela Vista como bairro, sendo também ela o distrito oficial há um bom tempo. Esta pequena polêmica é mais um ingrediente na exótica história deste local, e na verdade, não há realmente uma distinção: é costume considerar a Bela Vista um bairro, e é uma justa homenagem considerar o Bixiga como um bairro em si, por sua riqueza histórica e cultural.

Fonte: Site da Ajorb: Associação dos jornais e revistas de bairro de São Paulo
Bixiga SP: História do bairro

Um comentário:

  1. Parabéns! Estas informações me ajudam muito no meu TFG (trabalho final de graduação) na Arquitetura & Urbanismo Mackenzie. 2015-2016.

    ResponderExcluir