segunda-feira, 8 de março de 2010

Alice e o Espelho

Narrador: A menina percebia que o espelho se diluia e uma voz, uma voz dizia:

Voz: "Não é só o espelho da madrasta da Branca de Neve que é mágico. A verdade é que todo espelho tem a mesma magia. Lembram-se da madrasta ruim? Ela pegava no espelho - provavelmente espelhinho de bolsa - e perguntava:
- Quem é mais bela do que eu?
E o espelho respondia. Como qualquer espelho. Não desanime pelo fato de qualquer espelho responder. As respostas não são ruins, são informativas. E de você mesma depende o uso das informações.
Só que a pergunta da rainha não cabe. E nem importa. Você não há de perguntar "quem é mais bela do que eu". O melhor é perguntar ao espelho: "Como posso ficar mais bela do que eu?"
Eis os ingredientes para um espelho mágico: 1) um espelho propriamente dito, de preferência daqueles que cabe o corpo inteiro; 2) você mesma diante do espelho; 3) coragem.
Só porque falei em coragem, aposto que você está se preparando para a idéia de descobrir alguma coisa amedrontadora. Não é isso. Coragem para se ver, em vez de se imaginar. Só depois de se enxergar realmente, é que você poderá começar a se imaginar. E, sem mesmo sentir, começará algum plano cujo objetivo secreto é o de atingir o que você imaginou.
Mas lembre-se: a imaginação só serve quando baseada na realidade. Seu "material de trabalho" é a realidade a respeito de você mesma. Não vou lhe dizer o que você deve fazer para melhorar de aparência. Não tenho a pretensão de ensinar peixe a nadar. E só uma coisa é que você não sabe: que você sabe nadar. Quero dizer, se você tiver confiança em você mesma, descobrirá que sabe muito mais do que pensa. Mas, de qualquer modo, estarei por aqui para ajudar você a não esquecer que sabe."

Nenhum comentário:

Postar um comentário