A Fundação Nacional de Artes (Funarte) lança nesta terça-feira, 12 de maio de 2009, o edital da 3ª edição do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva, promovido em parceria com três entidades de Portugal: o Instituto Camões, a Direção Geral das Artes e o Teatro Nacional D. Maria II. O programa foi criado com o objetivo de impulsionar a escrita dramática em língua portuguesa, incentivar o surgimento de novos autores e reforçar a cooperação entre os dois países.
Podem concorrer ao Prêmio textos teatrais originais de todos os gêneros e para todos os públicos, criados por dramaturgos brasileiros ou portugueses. Além de receber recompensa no valor de 15 mil euros, o autor escolhido terá seu texto editado em livro e encenado no Brasil e em Portugal.
O processo seletivo acontecerá em duas fases. Na primeira, os textos concorrentes serão analisados por comissões de seus próprios países. Quatro textos brasileiros e quatro portugueses passarão à fase seguinte e serão, então, apreciados por um júri comum (com três especialistas brasileiros e três portugueses), que determinará o vencedor em uma reunião por videoconferência.
Brasileiros natos ou naturalizados interessados em concorrer ao Prêmio devem enviar seus textos (ver quantidade de cópias, documentação e mais detalhes no edital), via Correios, para o Centro de Artes Cênicas da Funarte. Cada proponente poderá participar do concurso com um ou mais textos. As inscrições encerram no dia 26 de junho de 2009.
Mais informações:
premiolusobrasileiro@funarte.gov.br
Veja o edital do Prêmio Luso-brasileiro
Baixar ficha de inscrição
Fundação Nacional de Artes
Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia Antônio José da Silva
Centro de Artes Cênicas
Rua da Imprensa, 16 / Sala 501
Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP: 20030 – 120
Nenhum comentário:
Postar um comentário