quinta-feira, 4 de março de 2010

Paidéia, Escola da Anarquia

Paidéia, Escola Livre

Foi colocada no ar há alguns dias atrás a página da Escola Livre Paidéia, de Mérida, Espanha. A escola da Anarquia, que há 24 anos luta dia-a-dia, apostando na felicidade e na liberdade. Uma escola que está convencida que a história das pessoas se constroem na sua infância, e por isso acreditam em uma Utopia para o futuro através de uma infância feliz, solidária, igualitária, autogestionária e coletivamente livre.

Na página é possível encontrar a origem da escola, seu funcionamento, as suas idéias sobre pedagogia libertária e uma extensa bibliografia existente sobre ela, um álbum de fotos da escola e de algumas atividades que são desenvolvidas, uma cyber-livraria para poder comprar livros e vídeos, um boletim que os alunos e alunas da escola fazem, infos do grupo de Mulheres pela Anarquia e muito mais. Vale a pena conferir este site e conhecer uma das experiências libertárias mais contagiantes da atualidade.

www.paideiaescuelalibre.org

Quando voltarmos efetivamente ao mundo virtual, estaremos divulgando uma entrevista que realizamos com Thyde Rosell, da escola Bonaventure, da França, que é outra experiência de educação libertária muito encantadora.

Tchauzinho!

Abracitos!

Moésio Rebouças

Agência de Notícias Anarquistas-ANA


Conceito de “inteligência emocional” surgiu na década de noventa do século XX. Em Portugal, a educação das emoções está ainda numa fase incipiente. Em Bragança foi criada uma Associação Internacional que tem como espírito de missão realiz
Inteligência emocional ou competências emocionais são dois conceitos pouco divulgados, ainda, em Portugal. Em Bragança, no entanto, um grupo de investigadores da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico, juntamente com outros interessados da comunidade académica e grupos profissionais da cidade, do país e do estrangeiro, criaram uma Associação cujo objectivo é desenvolver trabalhos de investigação e divulgação científica, na área da inteligência emocional. Chama-se PAIDEIA – Plataforma Aberta, Associação Internacional para o Desenvolvimento da Educação Emocional. A Associação tem sede na Escola Superior de Saúde de Bragança, mas vai desenvolver trabalhos a nível nacional, estando ligada a associações congéneres de outros países, sobretudo Espanha. Augusta Branco, professora da Escola Superior de Saúde, investigadora em inteligência emocional desde 1996, tendo publicado já diversos estudos, costuma deslocar-se a Espanha, com frequência, para participar em Seminários e Congressos. No âmbito de uma dessas deslocações, foi-lhe sugerido o desenvolvimento de um evento científico na área da inteligência emocional. Dessa sugestão, e com o propósito de congregar num núcleo específico, o conjunto de investigadores já existentes, nasceu a PAIDEIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário