segunda-feira, 8 de março de 2010

Enamorados


Cada dia tem o seu próprio mistério...
Cada ente é seu próprio segredo...
Cada um tem sua própria magia...
Cada ser é o destino de outro.


Os Enamorados é o Arcano conhecido como "das escolhas", o processo envolvido é o saber decidir, saber escolher por qual caminho se seguirá. Algumas imagens mostram casais e a interpretação imediata é a da escolha do par, do amor, do cônjuge.
-----Essa é também uma interpretação da carta (sabemos que cada Arcano tem mil e uma "utilidades", mil e uma interpretações), mas gostaria de enfatizar outra visão que é apresentada de forma exemplar nesta carta ao lado.
-----Trata-se do processo de amadurecimento. A escolha surge como processo, muitas vezes doloroso, em que precisamos abrir mão de alguma (s) coisa (s) para escolhermos outra. O aprendizado está em não mais olhar para trás depois que a decisão for tomada. O que parece simples na teoria, bem sabemos, não é simples na prática.-----O rapaz da carta está cercado por duas mulheres. Reparem bem que ele está voltado para a mais jovem, ele segura a mão da mais jovem, no entanto, é possível notar seus olhos baixos, os ombros recolhidos... ele está sendo intimidado pela mais velha! É a representação do "triângulo amoroso" mais antigo da humanidade, aquele que reúne mãe, filho e nora.
-----Libertar-se do jugo materno e assumir uma nova família com a esposa é o processo de maturidade mais desafiador que o homem enfrenta ao entrar na vida adulta. A mãe é o símbolo de tudo que ele mais deseja e ama (freudianamente falando...rs) e, no entanto, ele precisa abrir mão dela para poder estabelecer uma relação com a "mulher real", aquela que deve deixar de ser a projeção da mãe para ser a sua parceira, aquela que vai ajudá-lo a se conhecer melhor, através do processo de espelhamento que acontece entre um casal.
-----Simbolicamente, estamos falando também de deixar para trás o passado, abraçando o presente de forma desapegada. Estamos assumindo novas posturas e compromissos de forma corajosa e decidida. Estamos nos libertando de antigos conceitos, imagens e condicionamentos.-----Aproveite o dia de Enamorados para tomar decisões e exercitar a difícil arte da escolha. Porque escolher é fácil, o dífícil é escolher com sabedoria e assumir plenamente o que se escolheu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário