domingo, 28 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Por Artur Sans

Escola da Ponte

Ola Aline....


Carolina me pôs a parte de tudo agora, mas infelizmente ela passou o e-mail errado para ti... sem noias, espero que agora não seja tão tarde para responder-te!

Bem, vou tentar ser objetivo com algo que não é nem um pouco: a Escola da Ponte! Que delicia que conhecê-la te motiva. A mim, estagiar foi fundamental para eu ir a Portugal... pais delicioso, vc terá certamente uma ótima viagem.. irá como? indico vc usar o couchsurfing, muito seguro, surpreendente e delicioso!...

Bem sobre a escola, ela é uma escola... comecemos por ai, logo muitas coisas se repetem e outras nem passam perto dali!... é um projeto bastante distinto do tradicional por prezar o desenvolvimento cognitivo, social e político próprio de cada aluno, respeitando ao máximo seus tempos, sua história de vida, suas travas, suas dificuldades e suas facilidades, sempre instigando um espírito crítico, solidário e autonomo. Virge, tentei explicar mal e porcamente!... o melhor a se fazer é ir até a Ponte (que fica em Vila das Aves = linha de comboios Porto-Guimarães) ver e refletir por vc mesma... uma experiencia potente e permanente!....

como fazer estágio lá? o que fazer?... bem bem... é bastante possível fazer estágio lá!... basta falar com a Ana ("coordenadora" da escola)... o mais comum é fazer estágio de observação, mas sei que é possivel intervir no dia-a-dia e propor alguma coisa. Para isso é bom conversar com ela na própria escola, embora seja interessante citar alguma coisa já, pois ela é super receptiva e aposta em qualquer coisa que seja a mais para as crianças. Há um brasileiro lá - o João (gaucho que esta fazendo doutorado no POrto) - que esta a desenvolver um projeto semanal de contação de histórias para as crianças - como um estágio... Há tbm um professor brasileiro na Escola - o Ricardo - uma pessoa maravilhosa, ajudará muito vc, pode acreditar, ele ajuda e recepciona muito bem todos os brasileiros.... hahahah coisa de nacionalidade acho!?... é meio estranho, mas no estrangeiro essa coisa funciona sabes?!... bem bem...

penso em fazer como fizeram comigo, entro em contato com a ana e tbm com o Ricardo e falo sobre ti, repasso a resposta deles para ti e depois vc entra em contato com eles... pode ser??

desde já... uma ótima estadia em portugal!!!
se precisar de uns contatos de casas para ficar, eu tenho alguns ótimos!!

bjos
Fernando

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Lançamento do meu livro

Biblioteca Alceu Amoroso Lima:
Convida para o Lançamento do Livro de Bolso

(Alice Café)+(Lambrusko)² =
A partir do livro Alice no país das armadilhas, Aline Reis e Luiz Carlos Café convidam o público a embarcar no mundo cheio de aventuras e fantasias da menina Alice e seu companheiro Lambrusko.

O livro nos transcende para este lugar misterioso, nos leva a degustar uma gama de variadas sensações, a ouvir acordes intensos e bucólicos nos fazendo sentir revigorados com este sabor doce e picante como de um café forte, etílico e original.

Os autores realizam intervenções que propõem uma interação com artistas da imagem e com o público.

O evento contará com exposição, performance e apresentação musical.

Segue em anexo o convite

Interessados enviem o nome para lista de convidados

Produçao: Vera Curado (11) 9584 7595



"Arte como libertação comportamental"



é preciso fazer um pouco de mal pra ce alcançar um bem maior...

domingo, 21 de fevereiro de 2010

sábado, 20 de fevereiro de 2010

PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA BIBLIOTECA ALCEU AMOROSO LIMA

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/bibliotecas_bairro/bibliotecas_a_l/alceu/index.php?p=81

(Alice Café)+(Lambrusco)² =
A partir do livro Alice no país das armadilhas, Aline Reis e Luiz Carlos Café convidam o público a embarcar no mundo cheio de aventuras e fantasias da menina Alice e seu companheiro Lambrusko, realizando intervenções que propõem uma interação com artistas da imagem e com o público.
O evento contará com exposição, performance teatral e apresentação musical.
Dia 27 às 18h





Endereço: Rua Henrique Schaumann, 777
Pinheiros 05413-021 São Paulo, SP
Tel.: 11 3082-5023

Ultimas paginass






Termineiiiiiiiiiii o livroooooooooooooooooo...

Cartão Postal

O primeiro cartão-postal foi emitido no século XIX e existem versões diferentes sobre a sua invenção:´´

Poderia ter sido o cidadão norte-americano H. L. Lipman, que juntamente com J. P. Charlton, patenteou em 17 de dezembro de 1861, o chamado “Lipman's Postal Card”. Entretanto não são conhecidos exemplares deste cartão de antes do início da década seguinte;

Outra versão diz que o diretor dos Correios da Confederação da Alemanha do Norte, Heinrich Von Stephan, pode ter lançado a idéia e a sugestão na Conferência Postal Germano-austríaca, em 1865;

Por fim, Emmanuel Hermann, professor de Economia Política, da Academia Militar Wiener Neustadt, no Império Austro-húngaro que, em carta publicada no Die Neue Freie Presse, de 29 de janeiro de 1869, propôs a adoção do cartão postal salientando a conveniência do uso de cartas mais simples que aliassem o baixo custo à simplicidade, o que poderia ser obtido com a supressão do envelope. De Marly, Diretor da Administração dos Correios da Áustria, aceitou a idéia e oito meses depois, em 1º de outubro de 1869, foi lançado para venda o primeiro cartão-postal do mundo - Correspondenz Karte, escrito em cor negra sobre cartão creme, levando impresso um selo de 2 Neukreuzer.

O Brasil instituiu o cartão-postal pelo Decreto nº 7695, de 28 de abril de 1880, proposto pelo Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, conselheiro Manuel Buarque de Macedo.

“Segundo Vossa Majestade Imperial se dignará ver, a primeira de tais alterações é a que estabelece o uso dos bilhetes-postais geralmente admitidos nos outros Estados e ainda em França, onde aliás houve durante algum tempo certa repugnância ou hesitação em os receber; os bilhetes-postais são de intuitiva utilidade para a correspondência particular, e, longe de restringir o número de cartas, como poderá parecer, verifica-se, ao contrário que um dos seus efeitos é aumentá-lo. Na ocasião ocupava a Direção da Repartição dos Correios, Luís Plínio de Oliveira, nomeado para o cargo em 1865, depois de ter publicado três anos antes, o “Relatório sobre a Organização dos Correios da Inglaterra e França”.


O cartão-postal é uma simplificação da carta simples. Trata-se de um pequeno retângulo de papelão fino, com a intenção de circular pelo Correio sem envelope, tendo uma das faces destinada ao endereço do destinatário, postagem do selo, mensagem do remetente e na outra alguma imagem.

A vantagem dos postais, como também são conhecidos, é o porte de valor inferior ao das cartas comuns e a dispensa do uso do envelope tornava a correspondência mais fácil e mais barata.

Os primeiros cartões-postais emitidos (hoje conhecidos como inteiros–postais) eram de monopólio oficial e já vinha selados. Com o decorrer dos anos outros países passaram a autorizar as indústrias a imprimirem cartões-postais para circularem pelos correios depois de serem devidamente selados no valor do porte fixado.

Amolador de Laminas





Lambrusko quando atravessa o espelho, torna-se um amolador de laminas (Laminas na simbologia do tarô são cartas). Aqui o Lambrusko é um amolador de cartas, seja elas cartas de taro, carta correspondencias...
A idéia é fazer uma colagem dessas imagens com o desenho do Glaucus...

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Osho



Fui na casa da Aline e lá ela me mostrou um trechinho de um dos textos do Osho que eu gostei e me identifiquei...
Valeu Line,

A outra é eu na Bahiha na roça do Chiquinhoooo...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Desenhos da Aline Binns






Duma palavra que cai no chão
Viu nascer, se espalhar sorrisos...

Poema do Caco e musica da Aline Binns

Alice-Lambrusko

o lusco fosco

no oco do ocre

céu da cidade




Passa um café

através do espelho

tenta destino

em cartas de tarô

grita pro jazz

pseudo-blueseiro

que muitas línguas cabem


numa só boca




Ao ver o coelho

daquela perdida infância

na selva de pedra

tenta, às vezes

até se cansa




Alice-Lambrusko

mira no mundo, sempre

rabisca o muro

e vê

uma nova possibilidade

de encontro.




Caco Pontes




***




A noite caiu

e ninguém segurou

Qualquer humano velho


sabe disso




A lua é o sorriso

do gato da Alice

que quando amanhece

muda de telhado



Aline Binns, Caco Pontes e Thomaz Felippe

Show do Brilé

Vou tocar com o Brilé...

Primeiras Páginas

Antonhy Gaudh

Antonhy Gaudhi, parque Guell em Barcelona




Antoni Placid Gaudí i Cornet (Reus ou Riudoms, 25 de junho de 1852 — Barcelona, 10 de junho de 1926) foi um arquitecto catalão, um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parte da vida. Aparece como um arquitecto de novas concepções plásticas ligado ao modernismo catalão (a variante local da art nouveau).

Vida e obra

Seus primeiros trabalhos possuem claras influências da arquitetura gótica (refletindo o revivalismo do século XIX) e da arquitetura catalã tradicional. Nos primeiros anos de sua carreira, Gaudí foi fortemente influenciado pelo arquiteto francês Eugene Viollet-le-Duc, responsável em seu país por promover o retorno às formas góticas da arquitetura.

Com o tempo, entretanto, passou a adotar uma linguagem escultórica bastante pessoal, projetando edifícios com formas fantásticas e estruturas complexas. Algumas de suas obras-primas, mais notavelmente o Templo Expiatório da Sagrada Família possuem um poder quase alucinatório.

Gaudí é conhecido por fazer extenso uso do arco parabólico catenário, uma das formas mais comuns na natureza. Para tanto, possuía um método de trabalho incomum para a época, utilizando-se de modelos tridimensionais em escala moldados pela gravidade (Gaudí usava correntes metálicas presas pelas extremidades: quando elas ficavam estáveis, ele copiava a forma e reproduzia-as ao contrário, formando suas conhecidas cúpulas catenárias). Também se utilizou da técnica catalã tradicional do trencadis, que consiste de usar peças cerâmicas quebradas para compor superfícies.
O templo da Sagrada Família, considerada a obra-prima de Gaudí

Ridicularizado por seus contemporâneos, Gaudí encontrou no empresário Eusebi Güell o parceiro e cliente ideal, tendo sido praticamente seu mecenas.

Politicamente, Gaudí foi um fervoroso nacionalista catalão (ele foi certa vez preso por falar em catalão em uma situação considerada ilegal pelas autoridades). Em seus últimos anos, devotou-se exclusivamente à religião católica e a construção da Sagrada Família (obra nunca concluída).

Antoni Gaudí trabalhou essencialmente em Barcelona, a sua terra natal, onde havia estudado arquitectura. Originário de uma família não muito abastada, Gaudí tendeu para a procura do luxo durante a juventude; no entanto na idade adulta e no final da vida essa sua tendência diluiu-se por completo. Quando jovem aderiu ao Movimento Nacionalista da Catalunha e assumiu algumas posições críticas face à igreja; no final da sua vida essa faceta desapareceu também. Gaudí nunca se casou.

Em Barcelona a sua arquitectura assume foros de excepção, num ambiente essencialmente funcionalista de uma cidade de desenvolvimento industrial. Gaudí deixou-se influenciar por inúmeras tendências, não tendo nunca dedicado a sua arquitectura à tentativa de cópia de um estilo determinado. Uma das mais fortes influências que recebeu foi a de Viollet-le-Duc através do qual conheceu parte do seu gótico inspirador. Morreu aos 72 anos, vítima de atropelamento.
[editar] Estilo

Uma primeira fase que se pode identificar na arquitectura de Gaudí poderá ser chamada de “mourisca” uma vez que o arquitecto buscou inspiração naquele tipo de construções: as formas, as cores, os materiais, tudo aponta na mesma direcção.

Outra fase importante da obra de Gaudí foi aquela que decorreu sob o mecenato de Güell. Este rico habitante de Barcelona era o retrato do industrial bem sucedido. A sua casa estava aberta aos artistas e Gaudí foi também acolhido e aí contactou com a chamada “Arte Nova”, que viria a usar mais tarde. As encomendas de Güell a Gaudí montam a cinco obras de arquietctura.

Uma outra fase identificável na obra de Gaudí é o que se pode classificar de período “gótico”. Gaudí utilizará os princípios deste estilo, bem como algumas das suas formas mais típicas; no entanto o gótico em Gaudí manifestar-se-á também em inovações ousadas, como são, por exemplo, os seus arcos parabólicos.

Já arquitecto de créditos firmados, Gaudí buscou um estilo próprio e se quisermos citar exemplos desse estilo as casas Batló e Milá serão certamente as que nos acudirão ao espírito. De tal forma ousadas eram essas construções que o público de Barcelona, apesar da estima e do prestígio de Gaudí, não deixou de as alcunhar e de as considerar quase aberrantes. A obra de Gaudí por excelência foi, no entanto, o templo expiatório da Sagrada Família, obra a que dedicou uma parte importante da sua vida e em que trabalhou aturadamente nos seus últimos 12 anos de existência. Está em curso um movimento em prol da beatificação de Gaudí pela Igreja Católica, promovido desde 1992 por uma associação secular.
[editar] Beatificação

No Vaticano está em andamento o processo de beatificação de Gaudí, depois do encerramento da fase diocesana em 2003, todos os documentos da positio com a sua biografia passaram por Roma para serem submetidos à Congregação para as Causas dos Santos. Para o Arcebispo de Barcelona e Presidente da Comissão do Padroado da Sagrada Família, Cardeal Martínez Sistach, "Gaudí era um grande cristão. Tinha uma espiritualidade franciscana, de amor e contemplação das belezas da natureza, imagens da beleza do Criador.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Wilhelm Reich

A função do orgasmo

Com este título, sua obra mais conhecida expõe conceitos para os quais a psicanálise freudiana não estava preparada.

Nesta obra, Reich aproxima-se, por meio transverso, de idéias menosprezadas pelo meio científico tradicional, tais como a Teosofia e até mesmo o Espiritismo, falando da existência de uma substância intangível, vital, que batizara de orgone cósmico - e que equivaleria, grosso modo, ao "prana" teosófico ou o "fluido cósmico universal" de Kardec (Reich desconhecia completamente o Yoga).

Analisando os efeitos da respiração no ato sexual sobre o indivíduo, Reich chegou à conclusão que seu uso harmonizaria o corpo físico, com implicações na própria mente, normalizando o fluxo de trocas com o meio, pela correta absorção do orgônio.

Sexo Tântrico

Surgida na Índia, há 5 mil anos, o Tantra é uma filosofia matriarcal, onde a mulher é considerada uma divindade. Em sânscrito, Tantra significa "o que conduz ao conhecimento".

O sexo tântrico é uma forma de adiar ao máximo o orgasmo, para obter prazer prolongado. Segundo os praticantes, este é um processo que vai elevar o nível do sexo, segurando o orgasmo cada vez mais. Toda a energia retida, quando liberada, será uma explosão nuclear. Adeptos à prática dizem ter conseguido até 24 horas de contato sexual ininterrupto.

O tempo de uma relação com sexo tântrico deixa as pessoas "comuns" de queixo caído, já que a média brasileira é de 15 minutos para se atingir o ápice. Para se iniciar na prática do prazer sem limites, não importa a idade nem as condições de saúde. O que se pede é para que o pretendente não tenha vícios, ou seja, não beba, não fume e não tome drogas. O consumo de carne também é condenado.

Para quem quer se aventurar nesse antigo mundo regido pelo prazer pode se inscrever em cursos, que além das aulas teóricas, dão exercícios práticos. Um deles chama-se mula bandha e consiste em fortes contrações sucessivas no ânus e na uretra. É o mais básico de todos e pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora. Quanto mais, melhor.

Todo esse sacrifício vale a pena. O benefícios trazidos não são só sexuais. Segundo os praticantes, devido a toda energia retida no organismo, a qualidade de vida melhora, a criatividade é estimulada e o rendimento físico aumenta, aumentando principalmente a expectativa de vida.

O método tântrico está longe de ser um anticoncepcional. Muito pelo contrário: a circulação de hormônio dispara e a libido também. Conseqüentemente, aumenta a fertilidade. Embora a pílula atrapalhe o desenvolvimento dessa atividade, a camisinha não faz diferença nenhuma.

Então, mesmo para o adeptos dessa forma de prolongar o prazer, não existe desculpa: a camisinha tem de ser usada!

Existe uma diferença entre sexo tântrico e sexo neotântrico. Segundo o terapeuta e professor de cursos nesta área Munir C. Zabani o neotântrismo está mais adaptado ao homem ocidental. Ele viveu durante 3 anos na Índia, estudando na Osho Multiversity e é formado em Counselling (técnicas de aconselhamento), Pulsation (técnicas neo reichianas), Tantra, Hypnosis Trance Training, Psico-aromaterapia e Zen Shiatsu. Participou de vários trabalhos e cursos de terapia e meditação, na Índia e Brasil e recebeu treinamento em meditação social e terapia na Humaniversity - Holanda.

Atualmente, ele é terapeuta holístico e trabalha com grupos de crescimento, terapia individual e de casais nas áreas de aconselhamento e sexualidade. Em entrevista para o Guia do Sexo, ele nos conta mais sobre essa filosofia:

Guia do Sexo - Quais as diferenças entre sexo tântrico e sexo neotântrico?
Munir C. Zabani (Siddhen)- A diferença básica entre Neo Tantra e Tantra, é que no Neotantra são usadas técnicas terapêuticas ocidentais juntamente com as antigas técnicas Tântricas, tornando assim, este processo mais facilmente assimilável para o homem ocidental.

Guia do Sexo - Como são os cursos? Quem pode fazer?
Munir C. Zabani ( Siddhen) - É um trabalho voltado para qualquer pessoa que queira voltar a se conectar, a redescobrir e aprender a ouvir, aceitar, expressar e ter consciência do seu coração, seu corpo e seus sentidos, e a expressar sua verdadeira energia sexual.
O workshop é totalmente de vivências, onde as pessoas poderão experimentar, e não simplesmente "filosofar'', pois o verdadeiro conhecimento vem do sentir, e não do pensar.

Através de técnicas de dança, movimento, respiração e trabalhos energéticos tântricos, percorremos os ritmos de nosso corpo: relaxamento, excitação, expansão, fusão, êxtase e descobriremos a natural resposta extática de nosso SER.

Guia do Sexo - Existe alguma restrição para os participantes?
Munir C. Zabani (Siddhen)- A única restrição para este grupo, devido a sua estrutura, é que não podem fazer juntas pessoas que tenham entre si qualquer relacionamento íntimo (namorados, casados, etc...). Não há relações sexuais durante este processo.

Guia do Sexo - Qual o fundamento dessa filosofia?
Munir C. Zabani (Siddhen)- Não será nada difícil encontrar pessoas que não sabem o que é Tantra, e o que ele pode fazer por elas.

Provavelmente, a visão mais comum é de que Tantra é uma religião, um culto ao sexo livre, um manual de sexo ou uma terapia sexual new age. Na verdade, nenhum desses pontos de vista está totalmente errado, mas nenhum explica realmente o que é Tantra. A primeira coisa a ser entendida é que a prática do Neo tantra não é somente uma maneira de ter mais e melhores orgasmos. Claro que nessa prática, temos muitas técnicas para melhorar orgasmos, tratar ejaculação precoce, frigidez, etc... mas de alguma forma, nós ocidentais confundimos Tantra somente com posições sexuais, orgasmos e técnicas para o sexo duradouro. Neotantra é uma ciência espiritual e mística; é uma ciência orientada para o auto-conhecimento, para desenvolvermos mais consciência, sensibilidade e presença em todos os aspectos da vida, e que começa pelo corpo que é o que temos de mais real e mais perto de nós mesmos, utilizando a energia sexual para alcançar níveis mais elevados de consciência.

É claro que quando você faz amor, todos estes elementos contribuem para que a relação sexual seja muito mais satisfatória.

O Neotantra trata do ser humano como ele é, e não como deveria ser, preocupando-se com ele em sua totalidade, com a consciência da própria vida, levando - nos a desenvolver todo o nosso potencial através de nossa própria experiência. Considerando toda e qualquer situação como uma oportunidade de autoconhecimento e expansão de nossas capacidades, propiciando assim uma maior integração entre todos os aspectos do nosso Ser.

Guia do Sexo - O sexo neotântrico aumenta a fertilidade feminina? Pode tomar pílula? E usar camisinha?
Munir C. Zabani (Siddhen)- Quando a pessoa flui sua energia sexual de uma forma saudável e natural, associada a alguns exercícios específicos, pode sim, ser melhorada. Não há nenhum impedimento com relação à pílula, nem com a camisinha, para a prática do Neotantra.

Guia do Sexo - Quais os benefícios dessa prática?
Munir C. Zabani (Siddhen)- Nos libertar de condicionamentos sexuais, feridas e traumas passados, quebra de tabus, bloqueios e falsos conceitos. Dá-nos, sobretudo, consciência corporal, transformando o sentido de quem você é, permitindo ultrapassar velhas limitações. Ensina a ouvir e respeitar nosso corpo e nossos sentidos. Aumenta a auto-estima, a sensibilidade e a intuição. Ajuda a manter um relacionamento baseado no amor e não na carência e aprofundar a relação sexual e a intimidade, entre outros benefícios que essa prática traz.


Nada de ejaculação precoce nem pressa: o sexo tântrico busca o prazer máximo e duradouro com os cinco sentidos. Se você quer experimentar o chamado hiperorgasmo, tome nota na dica abaixo e nas dicas no quadro ao lado!

Carícias


Uma relação sexual comum dura por volta de 15 minutos. O sexo tântrico deve durar ao menos duas horas. Caso dure menos de uma hora, é considerado ejaculação precoce. O sexo tântrico tem uma duração mínima, mas não uma máxima: quanto mais tempo durar, mais prazer proporcionará. O tantra encoraja o homem a fazer com que sua companheira se sinta divina.

Sem dúvida, os norte-americanos não praticam o sexo tântrico: 70% deles ejaculam apenas dois minutos depois da penetração. O sexo tântrico tem como proposta exatamente o contrário: evitar a penetração rápida e brusca, para que a ejaculação não seja o único motivo da relação sexual.

O sexo tântrico leva em conta que nossa pele possui cerca de 600 mil pontos de sensibilidade. A ejaculação é considerada um desperdício de energia vital e por isso deve-se aprender a adiá-la.

(Alice) ² =

(Alice Café) + (Lambrusko)² =

Teatro no Brasil - Teatro em Portugal

O teatro no Brasil surgiu no século XVI, tendo como motivo a propagação da fé religiosa. Dentre uns poucos autores, destacou-se o padre José de Anchieta, que escreveu alguns autos (antiga composição teatral) que visavam a catequização dos indígenas, bem como a integração entre portugueses, índios e espanhóis. Exemplo disso é o Auto de São Lourenço, escrito em tupi-guarani, português e espanhol.

Um hiato de dois séculos separa a atividade teatral jesuítica da continuidade e desenvolvimento do teatro no Brasil. Isso porque, durante os séculos XVII e XVIII, o país esteve envolvido com seu processo de colonização (enquanto colónio de Portugal) e em batalhas de defesa do território colonial. Foi a transferência da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, que trouxe inegável progresso para o teatro, consolidado pela Independência, em 1822.

O ator João Caetano formou, em 1833, uma companhia brasileira. Seu nome está vinculado a dois acontecimentos fundamentais da história da dramaturgia nacional: a estréia, em 13 de março de 1838, da peça Antônio José ou O Poeta e a Inquisição, de autoria de Gonçalves de Magalhães, a primeira tragédia escrita por um brasileiro e a única de assunto nacional; e, em 4 de outubro de 1838, a estréia da peça O Juiz de Paz na Roça, de autoria de Martins Pena, chamado na época de o "Molière brasileiro", que abriu o filão da comédia de costumes, o gênero mais característico da tradição cênica brasileira.

Gonçalves de Magalhães, ao voltar da Europa em 1867, introduziu no Brasil a influência romântica, que iria nortear escritores, poetas e dramaturgos. Gonçalves Dias (poeta romântico) é um dos mais representativos autores dessa época, e sua peça Leonor de Mendonça teve altos méritos, sendo até hoje representada. Alguns romancistas, como Machado de Assis, Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar, e poetas como Álvares de Azevedo e Castro Alves, também escreveram peças teatrais no século XIX.

O século XX despontou com um sólido teatro de variedades, mescla do varieté francês e das revistas portuguesas. As companhias estrangeiras continuavam a vir ao Brasil, com suas encenações trágicas e suas óperas bem ao gosto refinado da burguesia. O teatro ainda não recebera as influências dos movimentos modernos que pululavam na Europa desde fins do século anterior.

Os ecos da modernidade chegaram ao teatro brasileiro na obra de Oswald de Andrade, produzida toda na década de 1930, com destaque para O Rei da Vela, só encenada na década de 1960 por José Celso Martinez Corrêa. É a partir da encenação de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, que nasce o moderno teatro brasileiro, não somente do ponto-de-vista da dramaturgia, mas também da encenação, e em pleno Estado Novo.

Surgiram grupos e companhias estáveis de repertório. Os mais significativos, a partir da década de 1940, foram: Os Comediantes, o TBC, o Teatro Oficina, o Teatro de Arena, o Teatro dos Sete, a Companhia Celi-Autran-Carrero, entre outros.

Quando tudo parecia ir bem com o teatro brasileiro, a ditadura militar veio impor a censura prévia a autores e encenadores, levando o teatro a um retrocesso produtivo, mas não criativo. Prova disso é que nunca houve tantos dramaturgos atuando simultaneamente.

Com o fim do regime militar, no início da década de 1980, o teatro tentou recobrar seus rumos e estabelecer novas diretrizes. Surgiram grupos e movimentos de estímulo a uma nova dramaturgia.



Teatro em Portugal

Gil Vicente

(1465 – 1536?) É considerado o fundador do teatro português, no século XVI. Este, na sua Farsa dos Almocreves, em 1526, fala do Brasil.

António Ferreira

(Lisboa, 1528 – 1569) Estudou em Coimbra e também foi o discípulo mais famoso de Sá de Miranda, tendo sido um dos impulsionadores da cultura renascentista em Portugal. Escreveu em 1587 a primeira tragédia do classicismo renascentista português, Castro, inspirada nos amores de D. Pedro I e D. Inês de Castro, traduzida para o inglês em 1597, e posteriormente, para o francês e o alemão.

D. José, rei de Portugal

Após a morte de D. João V (em 1750), D. José inicia uma profunda reestruturação da política cultural. Para tal conta com o apoio de Sebastião de Carvalho e Mello entre outros. Os esforços comuns proporcionam a contratação dos melhores castrados, compositores e instrumentistas. Simultaneamente é contratada uma equipa encabeçada pelo arquitecto e cenógrafo bolonhês Giovanni Carlo Sicinio Galli Bibiena, que concebe entre 1752 e 1755 três teatros de corte em Portugal. O Teatro do Forte, igualmente denominado por Teatro da Sala do Embaixadores, e que estava localizado no Torreão erigido por Filippo Terzi no Palacio da Ribeira, tendo sido inaugurado em Setembro de 1752. O segundo dos teatros construídos pelo arquitecto Galli Bibiena foi o Teatro real de Salvaterra de Magos, localizado no palácio real dessa vila ribatejana, tendo sido inaugurado a 21 de janeiro de 1753. Finalmente é inaugurado em Lisboa, a 31 de Março de 1755, a Casa da Ópera (na continuação do Palácio da Ribeira ), mais conhecido por Ópera do Tejo, por se situar junto ao rio do mesmo nome, num espaço entre os actuais Terreiro do Paço (Praça do Comércio) e Cais do Sodré. Seria a estrutura mais luxuosa e inovadora do género na Europa, que cairia totalmente por terra com o terrível Terramoto de 1755 e contando apenas sete meses de vida.

Almeida Garrett

(Porto, 1799 – Lisboa, 1854) Foi um proeminente escritor e dramaturgo romântico, que fundou o Conservatório Geral de Arte Dramática, edificou o Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa e organizou a Inspecção-Geral dos Teatros, revolucionando por completo a política cultural portuguesa a partir de 1836, no rescaldo das Guerras Liberais. Frei Luís de Sousa é a sua obra maior.

Outros

Já no século XX encontram-se grandes nomes da literatura portuguesa a escrever para teatro, como é o caso de Júlio Dantas, Raúl Brandão e José Régio. Às portas da década de 1960, o contexto político fomentou uma nova literatura de intervenção, que se estendeu aos palcos através dos nomes de Bernardo Santareno, Luiz Francisco Rebello, José Cardoso Pires e Luís de Sttau Monteiro, que produziram grandes e intensas obras.

Neste momento existe em Portugal um teatro que se renova constantemente e que prima pela sua abundante diversidade, apesar do fraco investimento por parte do Ministério da Cultura e das fracas condições com que a maior parte dos artistas ainda trabalha. São vários os grupos que se têm destacado na cena contemporânea portuguesa: Casa Conveniente, Teatro Praga, Cão Solteiro, As Boas Raparigas, Teatro da Garagem, Teatro Meridional, Sensurround, Assédio e A Escola da Noite). Esses grupos têm renovado um panorama que até a década de 1990 era ainda dominado pelos encenadores carismáticos dos grupos independentes da década de 1970, como Luís Miguel Cintra (Teatro da Cornucópia), João Mota (Comuna - Teatro de Pesquisa), Jorge Silva Melo (Artistas Unidos) e Joaquim Benite (Companhia de Teatro de Almada), que são ainda detentores da maior parte dos subsídios atribuídos pelo Ministério da Cultura.

Destaca-se ainda as companhias de teatro que desenvolvem um trabalho de itinerância por todo o território do país, como são os casos do Teatro ACERT (Tondela), dos Cães à Solta (Castelo Branco),do Teatro da Serra do Montemuro (Castro Daire), o Grupo Cultural e Recreativo de Rossas (Arouca), Pim teatro (Évora), Urze-Teatro (Vila Real), Teatro das Beiras (Covilhã), Entretanto Teatro (Valongo), Teatro do Mar (Sines) entre outros. Estas companhias que trabalham com inúmeras dificuldades, em particular ao nível das condições técnicas, representam uma parte bastante reduzida do orçamento do Ministério da Cultura.

Com grande divulgação encontra-se o Festival Alkantara, Festival de Almada, FITEI (Porto), Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia Maia e Citemor (Montemor-O-Velho), entre outros, que acolhem o que de melhor se faz em teatro em Portugal e no mundo inteiro.

Alice e o Riso Azul

Alice e o Riso Azul

São Paulo

Espanha
Portugal
Brasil

Livro


O Texto foi trabalhado na oficina de dramaturgia na funarte SP coordenada pelo professor dramaturgo jorge louraco. Foi experimentado no ponto de cultura bexigão em 4 mostras e será agora parte do livro que será lançado dia 27 de fevereiro de 2010 na biblioteca alceu amoroso lima.

A idéia é criar conexão com portugal e espanha.

Tentar experimentar o texto melhorado nesses dois países...

Equipe tecnica:
Luiz Carlos Café
Daniela Smith
Aline Reis
Jorge Louraco, se ele quizer...

NeeceSSidades Técnicas:
Piano
Projetor
Aparelho de som
(pensar num Guarda-chuva)
Baton Azul
Camera Filmadora 3CCD
Lap Top


Personagens:

Narrador
Riso Azul
Alice


Pensar em encenar em casas com andares, banheiro e janelas...

Processo de Experimentação
Estreia-lo no Teatro Oficina em 2011

El vergonzoso en palaci

El vergonzoso en palacio (O vergonzoso em palácio, em português) é uma peça de teatro do dramaturgo espanhol do século XVII Tirso de Molina. Ela foi escrita entre 1606 e 1612 e publicou-se pela primeira vez em 1624 em Barcelona.

A acção desta obra decorre na cidade portuguesa de Aveiro. A peça é uma comédia, do subgênero da comédia palatina, que conta as aventuras de Mireno, um jovem pastor, no palácio do duque de Aveiro, onde se apaixona da filha do duque, Magdalena. Finalmente, Mireno descobre que seu pai é irmão do duque e que, portanto, ele é um nobre, sobrinho do duque e se casa com Magdalena.

Bodas de Sangue

Bodas de Sangue é uma peça de teatro do espanhol Federico García Lorca (1898 - 1936), pertencente à trilogia formada por Yerma e A Casa de Bernarda Alba.

Em Bodas de Sangue, os cenários são a bela choupana da Noiva que vive isolada com seu Pai, e o casebre vizinho das vinhas de seu Noivo, que tem uma triste vida ao lado de sua desolada Mãe, que perdera filhos e marido em lutas por terra.

No dia das bodas aparece Leonardo, ex-namorado da noiva, que decide seduzí-la e relembrá-la do passado. Em meio à cerimônia do casamento, a noiva e Leonardo fogem, e desencadeiam uma série de perseguições pelo deserto espanhol.

Na obra, Garcia Lórca também explora a possibilidade do irreal. Lua e Morte ganham vida e, mais que isso, participam do desenrolar da trama, auxiliando a luta ritualística entre o Noivo e Leonardo.
deserto espanhol.
Confronta com forças sobrenaturais tanto divinas como demoniácas.

teatro juvenil espanhol

Maçãs Vermelhas é uma peça de teatro juvenil da autoria do espanhol Luis Matilla.


Sinopse


Salim e Ariel são duas crianças que pertencem a dois diferentes povos que disputam o mesmo território, onde as desigualdades tornam, até hoje, impossível qualquer coexistência pacífica. Apesar dos seus povos viverem em guerra e de até os seus próprios pais não concordarem com a sua amizade, estas crianças subvertendo as regras há muito estabelecidas neste conflito, tudo vão fazer para continuarem amigos.


Encenção em Portugal

Foi apresentado em Portugal pelo Teatro Extremo, em Almada, com encenação de Fernando Jorge Lopes e interpretado por Adérito Lopes, Afonso Guerreiro, Isabel Leitão e Rui Cerveira.

Estreou em 2005 e fez digressão por todo o distrito de Setúbal, participou no Festival de Teatro da Covilhã e ainda marcou a sua presença na Festa do Avante, em 2006.



ACHEI!!!

Peça espanhola

Amor de Dom Perlimplim com Belisa em seu Jardim (em espanhol: Amor de Don Perlimplín con Belisa en su jardín) é uma peça de teatro escrita pelo dramaturgo espanhol Federico García Lorca em 1928. A peça estreou 1933 em Madrid.
[editar] Sinopse

A criada Marcolfa, pretende-se livrar do seu amo Dom Perlimplim, assim como a Mãe de Belisa que também se quer ver livre da filha, e assim nasce um casamento de interesse. Embora, Belisa seja nova, ardente e maliciosa, enquanto Perlimplim se contentara com os livros: apesar da idade, é inexperiente com as mulheres. O que tinha de acontecer acontece...

Esta peça de Lorca, que no início se assemelha a uma comédia ao gosto popular, transforma-se progressivamente numa tragédia, quer no conteúdo, quer na forma.

Apresenta-se a dificuldade de compreensão de dois universos, o masculino e o feminino, que de maneira sintética e lúcida é aqui posta em prática, num registo, onde a poesia e a música são parte integrante da trama teatral.

Lorca exige com este texto, muita sensibilidade e disponibilidade, porque o tema é mais sugerido do que representado.

Peça espanhola

A Vida é Sonho (La vida es sueño, no original) é uma peça teatral do dramaturgo e poeta espanhol Pedro Calderón de la Barca.

O texto narra as aventuras de Segismundo, filho renegado de Basílio, rei da Polônia que ao nascer é trancado em uma torre. Seu único contato com o mundo externo é Clotaldo, seu guardião e fiel servo de seu pai.
Origem Temática

As concepções de La Vida es sueño são bastante antigas, existem referências no penamento hindu, na mística persa, e na oral budista, assim como tradição judaico-cristã e na filosofia grega. Segundo Platão, o homem vive em um mundo de sonhos, de escuridão, cativo em uma cova da qual só poderá se libertar tendendo para o bem. Unicamente deste modo, o homem deixará a matéria e chegará até a luz.

A influência desta concepção neste título é evidente, a personagem Segismundo vive no princípio dentro de um cárcere, numa caverna, na qual permanece na mais completa escuridão pelo desconhecimento de si mesmo, e somente quando é capaz de ter conhecimento de quem realmente é, alcança o triunfo da luz.
[editar] História

A peça La vida es sueño estreou em 1635, no ano seguinte foi publicada na Primera parte de las comedias de don Pedro Calderón de la Barca..

Estrutura

Coincide nesta obra uma divisão enquanto estrutura interna e externa, posto que a passagem dos atos se dá ao mesmo tempo que a passagem das ações, criando uma sincronia. A primeira jornada, que possui oito cenas, se desenvolve como um contextualizador, isto é: apresentando os personagens e a localização espaço-temporal da narrativa. Na segunda jornada que tem dezenove cenas, surge o conflito, nó do problema e enredo; por conseguinte, na terceira ornada em quatorze cenas tem lugar o desenlace e a resolução.

Gênero

A peça tem um tom dramático, mas que não chega a constituir uma tragédia. Pertence ao g~enero teatral barroco, concretamente, e ao teatro popular. Após a morte de Lope de Vega Calderón continuou com a evolução do teatro que o outro deixara em suspenso. Deste modo, em La Vida es Sueño podem ser vistas algumas características aperfeiçoadas desta forma de comédia que foi instituída por Lope de Vega.

Teatros de la espanha

O Teatro de la Zarzuela é um teatro de Madrid, Espanha, situado na calle Jovellanos. Foi inaugurado a 10 de Outubro de 1856 (data do aniversário da então rainha, Isabel II).

http://teatrodelazarzuela.mcu.es/


O Teatro Romano de Cádiz está localizado no bairro do Pópulo. Achado em 1981, foi construído por ordem de Lucio Balbo "o Menor" no século I antes de Cristo e é o segundo maior de Espanha (ainda que não se tenha escavado totalmente), só é superado pelo teatro de Corduba.



O Teatro Real é o teatro de ópera de Madrid, em Espanha. É considerado um dos mais importantes do país; a Família Real é uma cliente assidua deste local.

El teatro español tropezó siempre con numerosas trabas y fue mal mirado por la Iglesia. Solo Madrid gozaba de cierta libertad. Se debe tener en cuenta que dependiendo del monarca que estuviera en el poder o del gusto de sus mujeres hacia la música se presagiaba un lanzamiento en positivo o en negativo del mundo teatral. Así no debemos olvidar que el gran Farinelli fue protegido de Fernando VI y Bárbara de Braganza y que Carlos III no tuvo protegidos porque no le interesaba la música. Prefería la caza.

La reina Isabel II fue la verdadera promotora del Teatro Real. Gracias a la inclinación y devoción que sentía hacia la música, cualidad heredada de su madre Doña María Cristina, la joven reina Isabel promovió la construcción en Madrid de un coliseo digno de la corte. Esto impulsó las obras del Teatro Real que debía edificarse sobre unos solares y terrenos conocidos como los Caños del Peral a principios del siglo XVIII, pero los contratiempos propios de la política y la sociedad de la época paralizaron numerosas veces la construcción de tan esperado recinto:





O Teatro Espanhol (Teatro Español) é um teatro de Madrid, Espanha.



O Teatro de la Abadía é um teatro de Madrid, Espanha.

O Teatro Monumental é um teatro de Madrid, em Espanha. É considerado um importante ponto turístico da capital espanhola.