quinta-feira, 24 de junho de 2010

Estudantes descobrem caverna em Marte


Qua, 23 Jun, 09h55

Por Redação Yahoo! Brasil
PUBLICIDADE

Alunos do ensino médio da escola Evergreen, na cidade de Cottonwood, Califórnia (EUA), fizeram uma descoberta digna dos mais experientes pesquisadores.

O grupo de 16 estudantes analisou imagens produzidas pelo orbitador Odyssey, da agência espacial americana Nasa, e detectou uma espécie de poço que parece a entrada para uma caverna na superfície do planeta vermelho. O Odyssey tem orbitado Marte desde 2001.

O objetivo dos alunos era estudar a distribuição de túneis de lava produzidos pelos vulcões ao longo da superfície do planeta, quando eles encontraram mais do que estavam procurando. O professor do grupo, Dennis Mitchell, acredita que o "buraco" seja um desses túneis que se formou subterraneamente. Outras cavernas semelhantes já haviam sido observadas no planeta, mas não nessa região dele.

O estudo faz parte de uma parceria da Nasa com escolas americanas. "O programa dá aos estudantes um bom entendimento sobre como uma pesquisa é conduzida e como isso é importante para a comunidade científica" diz Mitchell.

Nenhum comentário:

Postar um comentário