quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A ÁRVORE DA VIDA: A QUE UNE OS DOIS MUNDOS

A Árvore da Vida,

com suas 10 esferas aéreas, e suas 10 raízes saídas de uma única

esfera subterrânea.



De um modo ou de outro o simbolismo da Árvore da Vida está presente em todas as culturas. Seus ramos alcançam o céu, e suas raízes, arraigadas profundamente na terra, habita em três mundos - e é uma ligação entre o céu, a terra, e o submundo (mais conhecido como inferno), unindo o de cima e o de baixo.

Na mitologia judaica ("emprestada" pelo cristianismo), há duas árvores no jardim do Eden, uma do "conhecimento do bem e do mal" e outra, a Árvore da Vida, "que situa no centro do jardim", isto é, tem ambas as propriedades, terrestres celestiais, algo como o deus Mercúrio, que pode transitar entre o céu e a terra.

Ma mitologia nórdica, a árvore da vida é representada por Ygdrasil, a qual tem suas raízes no subterrâneo, enquanto seu ramos comporta a moradia dos deuses.

Os egípcios tinham o seu sicômoro sagrado, que se situava no portal da vida e da morte, conectando os dois mundos.

E os maias tinham a sua Yaxche, cujos ramos eram o suporte dos céus.





A NOSSA ÁRVORE DE NATAL E O SIMBOLISMO OCULTO



A árvore foi escolhida em diversas culturas para representar o simbolismo oculto por uma razão muito simples: muitas árvores assumem a aparência de morte no inverno, perdendo suas folhas e depois novos ramos brotam com o retorno da primavera. Quando cortada em pouco tempo em seu tronco nascem novos brotos e ramos. Fica evidente sua escolha em função da necessidade de representar o processo reencarnatório, que é a base do ocultismo, a grande verdade, e por isso tão rejeitada pela religião ortodoxa.

A Cabala - nome que ocultismo recebe na religião judaica - evidentemente também escolheria uma árvore como símbolo, a conhecida Árvore da Vida.

E o cristianismo mais tarde adotaria a árvore de Natal, debaixo da qual são colocados "presentes" (uso essa palavra com duplo sentido, como DOM = 15 de Deus e no sentido temporal, passado, presente e futuro). O cristianismo também adotou as árvores do Jardim do Eden (do grego Hedon, delícias, prazeres) da religião judaica, embora nada explique o por quê das duas árvores. Uma genealogia sempre faz menção a um "tronco" ou "ramo", de modo que Jesus é um ramo saído do tronco de David, segundo nosso religião cristã.

O Pentateuco, base dos dogmas da Cabala, tem a sua árvore descrita no Gênesis.

Este aspecto faz da árvore um símbolo da ressurreição, ou reencarnação, visto que ressurreição e reencarnação, neste caso, tem mesmo o sentido.

Um outro motivo da árvore ter sido escolhida como símbolo do ocultismo é a raiz desta palavra. Em português a palavra árvore deriva do latim, arboris, cuja raiz ARB é a mesma de ARBítrio [ARB - I - TRIO: Pai, Filho, Espírito Santo] + ORIS, o Tempo. Uma curiosidade é que ARB podemos fazer uma anagrama para o hebraico BAR (filho)Escrita em português, ÁRVORE = 26, o mesmo número do nome de Deus, YHVH = 26. É formada por ÁR = 7 + V = 5 + ORE = 14 (arcano, A Temperança: e assim Pai, Filho, Espírito Santo - Espírito, Mente e Inação-harmonia).





CONTINUA

Nenhum comentário:

Postar um comentário