quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

OS DEUSES E A ÁRVORE DO SACRIFÍCIO

Uma árvore estilizada é o símbolo de muitos deuses ressuscitados: Jesus, Attis [considerada a mãe dos deuses no Oriente Médio, equivalente à romana Cibelis ou à grega Réia] e Osíris, e todos eles têm cruzes como seus símbolos. Logo a história de Jesus é a repetição de um mito, como numerosos livros já expuseram. Um outro fato curioso, é que as lendas relatam que a maioria desses deuses foram crucificados em árvores (no caso de Jesus, no madeiro).

O nosso simbolismo da árvore de Natal se reporta a Attis, o deus crucificado dos antigos gregos.

O freixo, árvore típica da Europa, símbolo da morada dos deuses na mitologia nórdica.



Esta árvore também dava sementes e frutos, os quais continham essência da árvore, e esta regeneração contínua é um potente símbolo da imortalidade, da reencarnação, chave do ocultismo, a nossa verdade, a qual conhecida nos torna libertos. É o tipo fruto de uma árvore que confere imortalidade, segundo o mito da história judaica. Jesus dizia: Pelos seus frutos conhecereis a árvore. Esse fruto é tem representação em muitos mitos da criação: na mitologia chinesa era um pêssego, na antiga Grécia, a romã (também em Israel) e na antiga mitologia da Pérsia, era o haoma (mãe dos homens), e na mitologia cristã-judaica é a maçã.

A maçã, de acordo com a mitologia nórdica, é que dava o poder aos deuses, e se pode associar isso à ambrosia do panteão grego. Assim, Eva ao comer o fruto proibido (que a tradição cristã diz ser a maçã, embora nada diga o Gênesis) e dá-lo a seu marido Adão nos transformou em deuses conhecedores do do bem e do mal, porém desconhecedores de nossa deidade, e deste modo passamos a experimentar imensamente muito mais a nossa humanidade do que nossa deidade. Ou seja: os pólo se inverteram, a terra (o humano,) ficou acima do céu (o divino). Nossa missão na vida seria justamente reverter os pólos, e confirmar o que a própria Bíblia continuou afirmando: "Sois deuses".. E o s pólos se inverterão no dia em que a Ciência descobrir a verdade a respeito do homem, e esse descobrimento nos libertará, porque "conhecereis a verdade e ela vos libertará". É por isso que a árvore une os dois mundos: ela tem o poder de se autoconhecer, o único deus que se pode conhecer. Nesse dia serão invertidos também os pólos do planeta, por que é como diz Hermes Trismegisto: "Como é em cima é [reflete] em baixo".

Um dos principais aspectos da árvore da vida é ser uma doadora de presentes, de modo que se diz: O Presente é um DOM = 15 de DEUS = 315 = 9. Também doa sabedoria espiritual.. O próprio Buda cumpriu este simbolismo, recebendo a iluminação enquanto meditava debaixo de uma árvore.

Um outro que cumpriu esse simbolismo foi o deus nórdico Odin, que recebeu o dom da linguagem quando estava pendurado de cabeça para baixo no mundo de Ash [Ash tanto significa o Freixo, a árvore dos deuses, na mitologia nórdica, como cinzas, no sentido de que "Tu és PÓ = 15 e ao PÓ = 15 retornarás" (Gênesis, 3:19).

Essa simbologia pode ser encontrada no arcano 12 do Tarô, O Dependurado, mais conhecido como O Enforcado, cujo menção no Velho Testamento é a seguinte (entre várias outras passagens): "... porquanto aquele que é [está] pendurado no madeiro [o Enforcado] é maldito de Deus. Assim não contaminarás a tua terra, que o Senhor te deu como herança." (Deuteronômio, 21: 22)

A árvore judaico-cristã tem sua equivalência no Islã como Tuba, a árvore de cujas raízes brota leite, mel e vinho.





A ÁRVORE PODE DAR IMORTALIDADE



A árvore simbólica possui como um de seus atributos o dom de dar imortalidade, porém, esse dom não é fácil de descobrir. É historicamente difícil de ser achado, e o segredo disto invariavelmente está bem guardado. A Árvore da Vida na Bíblia é guardada por um serafim (um anjo em forma de uma serpente ígnea) portando uma espada flamejante e multigirante.

Na mitologia grega encontramos o herói Hércules em sua missão de roubar as maçãs do conhecimento, e para isso teria que matar o dragão Ladon, de múltiplas cabeças.

Já nas lendas maias, a serpente a ser combatida fica nas raízes. Semelhantemente, a Naga, ou serpente divina, guarda a Árvore hindu. Nas lendas nórdicas a serpente Nidhog vive sob a árvore Ygdrassil, e rói suas raízes.



Embora a árvore possa ser identificada como a morada dos deuses, uma outra característica comum a muitas mitologias; é que a própria árvore é um deus. O antigo deus sumério Damuzi foi personificado como uma árvore, bem como o Brahman hindu. A árvore mundial bizantina representa a onipotência do deus cristão.

Em outra forma, a Árvore invertida, representa crescimento espiritual, como também o sistema nervoso humano. Esta árvore, com suas raízes no céu e seus ramos crescendo para baixo, é encontrada facilmente nas imagens cabalísticas. Uma árvore semelhante é mencionada no Bhagavad Gita: “A figueira hindu, com suas raízes aéreas, e seus galhos caídos, é imperecível".

Na cabala, a árvore invertida representa o sistema nervoso como também a “raiz” nos nervos cranianos, com seus ramos se espalhando ao longo do corpo, como a kundalini hindu.

Finalmente, a grande maioria das árvores é verde, a cor símbolo da esperança. A esperança que cada um de nós tem de um dia descobrir o segredo de quem somos, de onde viemos, o que estamos fazendo aqui, e para onde voltaremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário