quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Pontos de Cultura do Estado de São Paulo

Estavam presentes à reunião, entre delegados inscritos, participantes e artistas, cerca de setenta Ponteiros de mais de trinta e três Pontões e Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, identificados na lista de presença.

Diversos temas foram abordados relativos à atuação dos Pontos, à relação com o MinC. e à estrutura de organização do evento. Segundo orientação dos Mediadores apontamentos que já constavam no documento retirado do encontro regional realizado em Mogi das Cruzes, em 23 e 24/06/2007, não necessitariam ser recolocados.

Dos tópicos abordados, destacamos: Eventos Teia 2008 e Fórum Nacional dos Pontos de Cultura: Sugestão de descentralizar as ações de logística relativas à organização do Evento Teia e do Fórum para as regionais do MinC.

Foram apontadas dificuldades relativas à comunicação com os responsáveis pela logística durante a pré-organização do evento. Foi feito posicionamento contrário à falta de respeito aos princípios do Cultura Viva na estrutura organizacional e na agenda de eventos da Teia 2008, sendo evidenciados os chamados: “Grandes Eventos”. Em diversas falas ocorreram críticas à ocorrência de eventos que competiam com a agenda do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura e outras falas apresentaram sugestões para que o próximo Fórum Nacional não fosse prejudicado pela ocorrência de eventos paralelos a ele.

Foram apontados aspectos negativos da organização do evento, como: falhas de segurança; falhas na recepção; distância entre o local de hospedagem e os locais de ocorrência dos eventos. A escolha do Instituto Pensarte como Produtor do evento foi questionada em aspectos relativos à competência e ao processo de escolha.

A necessidade de participar das discussões sobre o próximo evento nacional dos Pontos de Cultura foi recolocada com referências à Carta do encontro de Mogi das Cruzes. Foi apontada a necessidade de planejamento para o Fórum Nacional de Pontos de Cultura com orçamento adequado a todas as necessidades do mesmo. Foi feita a sugestão de aumentar o número de participantes no evento com subvenção do MinC por Ponto. Questões relativas à Comunicação entre os Pontos e com o MinC: Foi apontada a necessidade de que os participantes da Regional São Paulo tivessem acesso a um Contato Regional específico dentro da Teia. Foi dada a sugestão de inclusão do nome dos presentes à reunião na lista de integração pontos.SP.

Foi recolocada a necessidade de um contato, via linha gratuita do tipo 0800, como consta na Carta de Mogi. Foi apontada a necessidade de relacionamento entre os pontos de forma a possibilitar conhecer o trabalho de todos e verificar quais os pontos que de fato existem. Foi feita a sugestão de aproximação para conhecer o trabalho realizado pelo estado do Rio de Janeiro quanto à comunicação. Questões gerais relativas aos Pontos: Foram apontadas decepções quanto à atuação do programa Cultura Viva na promoção de autonomia dos Pontos. Foram feitas sugestões relativas à promoção de encontros dentro da regional SP Foi apresentada a sugestão de formação de Grupos de Trabalhos dentro da Regional para trabalhar os diversos segmentos. Foi feita a sugestão para que os Pontos se esforçassem em participar dos Fóruns de Educação e Social. Foram feitos questionamentos sobre a destinação dos recursos do programa Mais Cultura e apontadas sugestões diversas que fortaleceriam a ação dos Pontos já existentes com a destinação de verbas do recurso. Foi colocado desapontamento relativo à questão dos Pontos terem importância política em sua atuação, porém não terem o suporte administrativo necessário.
A Carta de Princípios Foi feita a indicação de que o conteúdo da Carta fosse avaliado em plenária por se considerar que o documento era falho em muitos aspectos. Foi apontado que a Carta deixou de contemplar diversos grupos igualmente participantes da construção história e cultural no país. O Conselho Nacional dos Pontos de Cultura Diversas falas indicaram a necessidade de se constituir um Conselho Nacional de Pontos de Cultura a fim de legitimar todos os processos que envolvem a existência e atuação dos Pontos.

Foi apontada ainda a necessidade de se retomar as discussões sobre o Movimento Nacional dos Pontos de Cultura. Em conjunto com tais colocações, foram sugeridos os seguintes encaminhamentos: Quanto à atuação Nacional dos Pontos de Cultura: 5. Organizar a Teia 2008 de modo que horário da realização do Fórum não haja outras atividades artísticas ou formativas programadas. 6. Discutir a Carta de Princípios em Plenária. 7. Encaminhar Abaixo-Assinado sobre a agilização nos processos de Prestação de Contas de liberação de recursos. 8. Levar à Plenária a discussão sobre o Conselho Nacional dos Pontos de Cultura. 9. Garantir a renovação de convênio dos Pontos ativos dentro do programa Mais Cultura com sua conseqüente valorização 10. Garantir a participação dos Pontos de Cultura nos Fóruns de Educação e Social. 11. Normatizar os Pontos de Cultura como estruturas dentro do MinC por meio de Criação de Portaria ou de Lei. 12. Oportunizar aos Pontos conveniados, por meio das prefeituras, novos convênios direto com o MinC. Quanto à atuação dos Pontos de Cultura da Regional SP: 13. Incluir os presentes na lista pontos.sp. 14. Promover dois encontros anuais a partir da iniciativa dos Pontos com verba garantida pelo MinC . 15. Formar núcleos de apoio para promoção da auto-sustentabilidade 16. Formar GTs nas diversas áreas: comunicação; auto-sustentabilidade; planejamento; leis; articulação (entenda-se: promoção de encontros). 17. Providenciar Contato Regional para São Paulo dentro da Teia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário