quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Mitologia

A BESTA FERA
DESCONHEÇO O AUTOR
MITOS DE PERNAMBUCO-BRASIL
MITOLOGIA E FOLCLORE


http://contoselendas.blogspot.com/2004_12_01_archive.html



Nomes comuns: Cabeça Satânica, Quibungo, La Carreta del Diablo (Venezuela), El Macho Cabrio (Colômbia).

Origem Provável: É um mito muito semelhante a história do Lobisomem. Existe em todo Nordeste, mas é muito forte no interior do Estado de Pernambuco. A versão Brasileira pode ter surgido na época colonial no estado de Pernambuco. A Versão, Sul americana, La Carreta del Diablo, mostra uma criatura semelhante mas que é acompanhada por uma carroça fantasma.

Mito muito comum em todo meio rural do Nordeste. Existem várias versões parecidas em alguns países Latino-americanos.

Se a pessoa estiver na rua na hora que a Besta Fera for passando, o único modo de se proteger é empunhar um punhal de prata, ou um punhal comum abençoado. Assim, esse Demônio, não atacará a pessoa.

Apesar de assustador, parece ser inofensivo às pessoas. Na verdade, sua única atividade, consiste em soltar todos os animais de canis ou currais que for encontrando pela frente. Algumas pessoas que deparam com ela, cara a cara, podem perder o juízo ou ficarem momentâneamente desorientadas.

Este mito, é uma mistura do mito da Mula-Sem-Cabeça e Lobisomem. Não se sabe ao certo de onde sai essa criatura. Acredita-se que na verdade trata-se do próprio Demônio em pessoa, que sai das profundezas em noites de Lua cheia e corre pelas ruas dos povoados e pequenas cidades, só parando quando chega no cemitério da cidade, quando simplesmente, desaparece.

Seria um ser fantástico metade homem metade cavalo. O barulho dos seus cascos correndo é motivo mais que suficiente para as pessoas se trancarem em suas casas nesses dias.

Por onde passa, uma matilha de cachorros, e ouros animais o acompanham numa algazarra infernal. Vez por outra ele açoita os cachorros e os ganidos são pavorosos.

Quando ele pára na porta de uma casa, dá para ouvir sua respiração demoníaca e nessa hora, a pessoa deve rezar o "Credo" para que ele siga seu caminho. O animal que se atreve a chegar mais perto é açoitado sem piedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário