quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Dulcinéia Catadora

Dulcinéia Catadora é um coletivo que conta com a participação da artista plástica Lúcia Rosa, cata-dores e de filhos de catadores, como Andréia, Marlon e Peterson. Tem Carlos P. Rosa, Rodrigo Ciriaco, Flávio Amoreira e Douglas Diegues como colaboradores na seleção de textos e divulgação.

Local de funcionamento: Rua Padre João Gonçalves, 100. Terças e quintas-feiras, das 12 às 18h. Para visitar, confirme antes: ligue para 81980252.

Origem

O projeto derivou do Eloísa Cartonera, um coletivo que iniciou suas atividades na Argentina há quatro anos, reconhecido em vários países por sua atuação artística e social, e convidado para participar da 27ª Bie-nal de São Paulo. Apresentou-se no pavilhão como um atelier em funcionamento permanente. Ao grupo argentino somou-se a participação de catadores, filhos de catadores e artistas brasileiros. Daí surgiu seu projeto-irmão, Dulcinéia Catadora, que começou a funcionar no Brasil a partir de 2007.
Criado em março do 2003 pelo artista plástico Javier Barilaro e o escritor Washington Cucurto em Buenos Aires, Argentina, Eloísa Cartonera é um projeto de escultura social, isto é, a sociedade percebida como uma escultura que pode ser modelada para melhor. Os livros publicados são literatura de autores da América Latina; seu catálogo tem na Argentina mais de 100 títulos, muitos deles são de escritores bastante conhecidos, outros são autores novos, mas com obras de comprovado valor literário.

Sobre a proposta

O coletivo parte do pressuposto de que a convivência entre pessoas com origens, atividades, experiências e visões de mundo diversas, é benéfica e enriquecedora para todos os par ti.


Visa-se à valorização do catador, à inclusão social, abrir outras possibilidades de atividades profissionais, desenvolver seu potencial artístico. Ressalte-se que, antes de gerar renda, essas atividades no atelier promovem a auto-estima, a troca de experiências, geram o prazer de criar. A oficina é um espaço aberto, um ponto de encontro.

Como funcionaCompra de papelão de catadores, a um real o quilo.

Confecção das capas:
Juntos, artistas e catadores realizam uma intervenção nas capas feitas com o papelão usado. No processo, os catadores se familiarizam com cores, tintas, a pintura, o desenvolvimento do olhar. No início, usam moldes vazados, com os tipo dos livros. Aos poucos, vão criando suas próprias capas.



Seleção de textos O conselho editorial, composto pelos escritores. Os escritores Carlos Pessoa Rosa, Christian de Napoli e Douglas Diegues selecionam textos de autores novos. Os autores dão autorização por escrito para a publicação de suas obras. Em contrapartida, recebem 5 livros de sua autoria.


Os textos são selecionados por sua qualidade literária e pelo conteúdo, privilegiando-se os de caráter social, político, que de algum modo dêem voz às minorias. Há a possibilidade de textos em português serem traduzidos para o espanhol e divulgados por outras células do projeto pela América Latina.


Impressão:

A diagramação e a impressão dos textos é feita pela equipe de artistas/escritores. Nesta etapa será bem-vindo um patrocínio que auxilie na compra dos equipamentos necessários para a impressão e no fornece-mento contínuo de papel. Pretende-se usar exclusivamente papel reciclado.



Distribuição:

Deverá haver uma distribuição permanente dos livros em livrarias, associações, ongs, universidades, para garantir vendas suficientes que mantenham o projeto. Esses pontos ainda estão sendo determinados.

Vendas Os títulos são vendidos a R$5,00 e a renda arrecadada garante a continuidade do projeto.



Oficinas Oferecidas

*De criação literária
Os artistas integrantes do projeto visam oferecer oficinas aos cooperados, propondo-se a publicar, também, contos, crônicas, narra ti e poesias dos catadores.



*De pintura de capas e de criação artística
*De criação e comunicação oral
Também serão propostas oferecê-las para se contar histórias, estimulando a comunicação e a criação independentemente do nível de alfabetização das pessoas.


O projeto dulcinéia catadora acredita na força transformadora da arte.
contato: dulcineia.catadora@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário