quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Mitos

ISIS
GEORGES HACQUARD
MITOS DA GRECIA, ROMA E EGITO
MITOLOGIA E FOLCLORE


A deusa egípcia ísis foi objecto de um tal fervor na antiguidade greco-romana a partir do séc. iv a. C., e sobretudo nos primeiros séculos da era cristã, a partir do reinado de Calígula, que a maior parte das divindades femininas do panteão greco-romano (sobretudo Deméter, Hera, Afrodite) se identificaram com ela.
Casada com seu irmão, Osíris, deus fecundante e civilizador, ísis foi vítima da inveja do seu outro irmão, Set, deus da sombra e do deserto, que matou e decepou o seu marido, atirando depois os bocados do seu corpo desmembrado ao Nilo.

A " busca de Osíris" que representa a minuciosa e apaixonada viagem de ísís por todo o Egipto, a fim de encontrar os vários bocados do corpo de seu marido, para com eles voltar a reconstituir o seu corpo, fez com que a deusa fosse identificada com Deméter, que também correra o mundo, procurando a sua filha, prisioneira dos Infernos. Osíris, por sua vez, foi identificado com Dioniso, o deus ressuscitado.

No Império, os Romanos instituíram em honra da deusa, os Mistérios de ísis, reconhecendo-a como soberana tutelar da terra e do mar

A ísis greco-romana é representada com um fato de linho característico das Deusas-Mães e com uma capa de franjas, atada sobre o peito. Na mão direita apresenta o sistro, espécie de matraca destinada a marcar o ritmo das cerimónias rituais e, na mão esquerda, a sítula, pequeno cântaro contendo a água sagrada.

Conhecida como a divina mãe e esposa de Osiris, mãe de Horus; Isis é uma das quatro grandes Deusas protetoras (Bast, Nephytes e Hathor) guardiã de túmulos e urnas mortuárias. Isis é irmã de Nephytes com quem atuava em conjunto como carpidora divina para o morto, e divinamente é representada pela Cruz Ansata (Ankh).No ultimo período Pilasse foi seu principal centro de culto.

Ela é conhecida também com Rainha do Céu (similarmente a Astarte) e rege sobre todos os assuntos que concernem a vida, a maternidade e a bruxaria. Na origem do mito de Re e do mundo, foi escrito que ela encontrou o nome "Re" fazendo com que uma serpente venenosa mordesse Re por encantamento. A serpente mordeu Re e a única maneira de curá-lo foi pela descoberta de seu verdadeiro nome.

Conhecendo esse nome, ela obteve um poder do mesmo porte do dele e a partir disso tornou-se conhecida como a feiticeira divina. Outro mito de Isis concerne a ambos, Osiris e Horus. Nesse mito, Set assassina Osirius e dispersa seu corpo em seis pedaços, um em cada canto do mundo. Isis vai ao encontro
desses pedaços quando estava com Horus em seu ventre. Durante esse tempo Osiris tornou-se Senhor dos mortos. Horus foi dado à luz e comprometeu-se a vingar a morte de seu pai pelo assassinato de Set. Isis viveu a partir de então como pranteadora divina na terra e no céu.

Deusa da fertilidade. Senhora da magia. Irmã e mulher de Osíris. Mãe de Hórus. Tornou-se a mais poderosa de todas as deusas e deuses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário