domingo, 3 de janeiro de 2010

Curinga

Curinga (português brasileiro) ou joker (português europeu), também conhecido como coringa ou melé em algumas regiões, é a carta do baralho que, em certos jogos, muda de valor conforme a combinação de cartas que o jogador tem em mãos.

Que loco isso. Posso brincar com isso, no sentido do curinga simbolizar os meus amores. Cada hora aparece uma figua na minha vida, essa decima carta pode der isso... Rsrsrsr

Normalmente, o curinga é uma carta de conteúdo especial, com o desenho de um palhaço estilizado, às vezes com o escrito em inglês joker. Porém, em muitos jogos, outras cartas podem assumir o valor de curinga, como o dois no buraco. No jogo do poker, por exemplo, a carta muda de valor segundo a combinação de cartas que o parceiro tem na mão.

Por extensão, em muitas atividades são denominados "curingas" uma peça ou pessoa que possa assumir o valor de outras. Por exemplo, no futebol, um curinga é aquele jogador que atua em várias posições. Na informática, o "curinga" é aquilo que pode significar quaisquer caracteres numa palavra. Os símbolos mais comuns são o asterisco (*) e, no banco de dados, a porcentagem (%). Por exemplo: a pesquisa por "aba*" traz palavras começadas com "aba" e com qualquer terminação. Já "%ab%o" pode significar, por exemplo, "abraço" ou "tabaco".

Nenhum comentário:

Postar um comentário