quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Caminhos a serem percorridos para interpretarmos sonhos:

* Registre o seu sonho - escreva, desenhe ou grave tudo o que lembrar de seu sonho, faça o registro sem afobação, sem ansiedade para evitar apagar de sua memória qualquer sinal referente ao sonho ou, até mesmo, todo o sonho, pois muita agitação é prejudicial para este processo. Assinantes do Sonhei têm o Diário dos Sonhos para facilitar esse processo.
* Procure ter sempre à mão o material básico para o registro de seu sonho, por exemplo, caneta ou lápis, um bloco ou um caderno, papel. Tenha também, o mais próximo possível, um abajur ou uma pequena lanterna, evitando acender uma luz mais forte no recinto (evidente que a última recomendação refere-se ao sonho noturno).
* Bloco ou caderno - a preferência por este material deve-se ao fato de podermos fazer anotações de vários sonhos e de podermos fazer comparações ou mesmo consultas futuras.
* Mesmo que não se consiga lembrar de todo o sonho ou de todos os detalhes, o mais importante é que sejam registrados, mesmo que minimamente, os detalhes que estiverem vivos no momento do despertar, estes detalhes podem ser registrados por palavras soltas ou por pequenas frases. À medida que outras informações forem surgindo, efetuam-se as anotações.
* A fim de proceder a uma interpretação satisfatória, procure colocar em destaque o elemento primordial do seu sonho (ou elementos) - palavra, objeto, emoção, pessoa, forma, imagem ou qualquer outro componente, que mais tenha chamado a sua atenção, provocado sua emoção ou causado muita impressão.
* Não despreze qualquer elemento ou qualquer detalhe do seu sonho. Na narrativa de um sonho, tudo o que for lembrado é importante, pois um pequeno detalhe pode levar a uma série de associações.
* O sonho é formado por uma rede de imagens e de estímulos, portanto, é muito importante que todos os elementos (primordial ou periféricos) sejam confrontados, ligados, associados.
* Habitue-se a registrar seus sonhos, e assim poderá sempre confrontar o que registrou com os fatos do seu dia-a-dia e traços de sua personalidade. O Diário dos Sonhos do Sonhei é uma importante ferramenta para isso.

Um comentário:

  1. Hoje sonhei que eu estava saindo de casa com meu marido (com o qual estou em crise, com muito medo dele se separar de mim), de manhã bem cedo, mas ainda estava noite. Quando olhei para o céu, ele estava repleto de estrelas muito brilhantes e amarelas, mas eram muitas estrelas, todas muito próximas, e eu fiquei maravilhada! Mas, de repente, outros planetas se aproximavam muito da Terra, eram enormes, pareciam que iam se chocar conosco, havia asteróides e meteoros passando pelo céu. Eu percebi que era o fim do mundo, então ia até a casa da minha mãe para buscá-la, buscar minha filha, meu irmão para que todos ficassem juntos. Então, à princípio fiquei encantada com aquelas estrelas, mas elas pressagiavam uma coisa ruim. Alguém consegue interpretar esse sonho para mim, por favor? (No momento em que me encontro, qualquer sinal pode me indicar esperança ou desilusão, só não quero me iludir com algo - a conservação do meu casamento - que pode não acontecer). Obrigada!

    ResponderExcluir