quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Alice ao Quadrado - Macumba-Música



"Dentro da macumba ja existe um forte sincretismo. Tenho de somar com as outras, mas sem trazer forçadamente. Quero trabalhar com questões que cabem ao trabalho que já tenho, sem forçar a barra... E o que me inspirar, despreguiço a novas criações..." Posso trazer entidades, oxum. Minhas poesias falam ou trazem muito a imagem da água. Oxum, deusa dos rios, que também é meu orixá, pode ser uma entidade explorada. Trouxe muito isso pra Mostra. Uso o banheiro, o chuveiro. Trabalhei essa simbologia dentro do urbano. Onde temos mais contato com a agua em nossa vida cotidiana numa cidade urbana? No banheiro não é mesmo?!! Posso brincar tb com o sentido pejorativo que é dado a essa expressão espiritual... Usa-se muito a fease: "Chuta que é macumba"...

Popularmente, a palavra macumba é utilizada para designar genericamente os cultos sincréticos afro-brasileiros derivados de práticas religiosas e divindades dos povos africanos trazidos ao Brasil como escravos, tais como os bantos, como o candomblé e a umbanda.

A primeira definição de Macumba que se encontra em qualquer dicionário é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante); e Macumbeiro é o tocador desse instrumento.

Alice toca instrumentos - trazer isso...

São também muito comuns amuletos que vão desde adereços até objetos que remetem aos utilizados nos cultos religiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário