sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Lá na vila madalena



O grupo conta através de um espetáculo cênico-musical a historia do realejeiro Teotônio, ex-malabarista e equilibrista que por resultado de uma tragédia decide tirar a sorte das pessoas através do periquito que ele aprisionou. O Realejeiro conhece a encantadora Alice que o leva para uma viagem a pensamentos, personagens, canções, poesia e lugares. O encontro da desilusão frente à vida e o encantamento produzido pela mesma. Em prol da liberdade do periquito e dos roubos das sortes, a menina passa a tentar impedi-lo através de um universo lúdico de dar continuidade a seu desengano. Alice carrega a leveza e o peso das paixões caminha por charadas e símbolos e ambos buscam cada qual de sua maneira e juntos a libertação e o entendimento da vida.


O Encanta Realejo surgiu no inicio de 2007, tendo realizado apresentações nas ruas de Paraty durante a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) e em espaços públicos como o Circo do Beco e Praça Roosevell, sendo a junção de dois grupos que há muito tempo já realizavam esporádicas parcerias, o grupo Encantadeiras ( Aline Reis, Inayara Samuel, Talita Del Collado, Alessandra Vilhena e Leonardo Suave) e o grupo Aline Reis e o Realejo (Aline Reis, Teo Garfunkel, Yuri Garfunkel, Luis Fidalgo e Bruno Metriner).
É uma proposta de artistas-pesquisadores de diversas linguagens (música étnica, dança, teatro, poesia e artes plásticas) que buscam um meio de resgatar questões relacionadas à nossa memória, pretendendo ser agentes para a valorização, reconhecimento e registro de manifestações artísticas alternativas em plena atividade na cidade de São Paulo, ao mesmo tempo, pretende colocar em dialogo as diferenças existente, tanto no que diz respeito à música quanto no que se refere à classe social.
A intenção é unir linguagens artísticas diferenciadas, o movimento ritmado e performático do corpo com a música, passeando por elementos da improvisação e a literatura, tendo a palavra simultaneamente cantada e recitada, o que torna singular o momento vivido na apresentação, trazendo à tona uma dinâmica de teatro. Trata-se então de um grupo que além de preocupar-se com questões relacionadas ao registro da memória de grupos alternativos contemporâneos, canta, dança, encena, toca, recita e musicaliza por imagens e cores.
O grupo aguarda a contemplação do projeto escrito para o VAI – Programa para Valorização de Iniciativas Culturais, para realizar o projeto no Circuito Vila Nova Cachoeirinha e Vila Madalena nos espaços: Centro Cultural da Juventude, Biblioteca Alceu Amoroso Lima e Céu Butantã.



EmcantosUrbanos

A delicadeza da voz de Aline Reis para o Groove do seu acordeom
O ritmo e melodia da dança e poessis de Inayara Sa
O peso das notas do baixo de Bruno Mestriner
o Mangue e o feeling da guitarra de Lula Fidalgo
o suing da batera de Teo Garfunkel
as Estótias em notas da flauta transversa de Yuri Garfukel...
E da Doce Alessandra Vilhena

A união de dois movimentos_ FRIGAZZ, que propõe música instrumental e improvisada, se apropriou da linguagem do jazz e do blues para visitar os diversos ritmos da música mundial, da valsa ao afro-beat, em releituras de temas clássicos e composições próprias e grandes nomes do blues e do funk,ao acolhimento da musica incidental; tudo executado como máximo bom gosto.e Encantadeiras, o ritmado e performático do corpo com a música, tendo a palavra simultaneamente cantada e recitada, somada ainda às artes plásticas no palco que torna-se cênico a fim de tornar a proposta rica e diversificada. A princípio são reunidas algumas vertentes tradicionais de manifestações da cultura regional e brasileira (Samba,Jongo,coco etc.), tendo nesta performance a intenção de provocar uma imersão diferenciada no
contexto musical. Com repertório autoral, cada composição compreende
a integração do corpo, palavra e imagem, incorporados na interpretação
pelo canto e dança, que passeia por elementos da improvisação, o que
torna singular o momento vivido na apresentação trazendo à tona uma
dinâmica teatral.
Percorrendo desde casas de show á projetos artísticos trazendo um novo conceito musical com base na boa musica tradicional para que essas criações sejam permanentes e estejam atravessados de lado a lado pelo chão que se quer encantar. Trata-se então de um grupo que canta,dança e musicaliza por imagens e cores.


Exemplos de sinopses - 1º Ato

Sinopse: O espetáculo cênico musical O Encanta Realejo apresenta a historia do ex-malabarista e equilibrista Realejeiro Teotônio que devido a uma tragédia decide tirar a sorte das pessoas através de um periquito aprisionado. Ao conhecer a encantadora Alice se entrega a uma viagem por pensamentos, personagens, canções, poesias e lugares. Através de seu universo lúdico, para a liberdade do periquito e o cessar do roubo das sortes a menina tenta impedir Teotônio de dar continuidade a seu desengano. Encontra a desilusão dos caminhos e resgata o encantamento da vida. Alice carrega a leveza e o peso das paixões caminha por charadas e símbolos e, juntos buscam, cada um a sua maneira, a libertação e o entendimento da vida. Por Bianca
Sinopse: O grupo conta através de um espetáculo cênico-musical a historia do realejeiro Teotônio, ex-malabarista e equilibrista que por resultado de uma tragédia decide tirar a sorte das pessoas através do periquito que ele aprisionou. O Realejeiro conhece a encantadora Alice que o leva para uma viagem a pensamentos, personagens, canções, poesia e lugares. O encontro da desilusão frente à vida e o encantamento produzido pela mesma. Em prol da liberdade do periquito e dos roubos das sortes, a menina passa a tentar impedi-lo através de um universo lúdico de dar continuidade a seu desengano. Alice carrega a leveza e o peso das paixões caminha por charadas e símbolos e ambos buscam cada qual de sua maneira e juntos a libertação e o entendimento da vida. Por Inayara
Sinopse: A menina Alice que carrega a leveza e o peso das paixões ,acredita na vida e em suas ilusões. Em um de seus caminhos conhece o realejeiro Teotônio, ex-malabarista de um circo que tragicamente pegou fogo e levou consigo os sonhos e a magia da vida do agora realejeiro, que por sua vez, amargurado e desiludido prende um periquito em seu sua maquina de roubar a sorte alheia. Mas Alice o leva para uma viagem a pensamentos, personagens, canções, poesia e lugares, que fazem o realejeiro despertar para um novo mundo, contaminado de musicas, cores e ilusões.
Esta mágica história é contada através de um espetáculo que sensibiliza todos os sentidos, encantando os olhares e preenchendo os ouvidos. Por Emilia

Nenhum comentário:

Postar um comentário