sábado, 19 de dezembro de 2009

Por Ivan

Oxóssi aprende com Ogun a arte da caça.

Como se tornar dono do seu Destino.


Oxóssi é irmão de Ogun. Ogun tem pelo irmão um afeto especial. Num dia em que voltava da batalha, Ogun encontrou o irmão temeroso e sem reação, cercado de inimigos que já tinham destruído quase toda a aldeia e que estavam prestes a atingir sua família e tomar suas terras. Ogun vinha cansado de outra guerra, mas ficou irado e sedento de vingança. Procurou dentro de si mais forças para continuar lutando e partiu na direção dos inimigos. Com sua espada de ferro pelejou até o amanhecer.
Quando por fim venceu os invasores, sentou-se com o irmão e o tranquilizou com sua proteção. Sempre que houvesse necessidade ele iria até seu encontro para auxiliá-lo. Ogun então ensinou Oxóssi a caçar, a abrir caminhos pela floresta e matas cerradas. Oxóssi aprendeu com o irmão a nobre arte da caça, sem a qual a vida é muito mais difícil. Ogun ensinou Oxóssi a defender-se por si próprio e ensinou Oxóssi a cuidar da sua gente. Agora Ogun podia voltar tranquilo para a guerra. Ogun fez de Oxóssi o provedor.
Ai eu cheguei, em uma das visitas em que nos fez trocamos olhares e depois de algum tempo  fugi  com Oxóssi e Ogum nos persegui até as matas  com o tempo encontrei omolu mais Oxóssi e Ogum nunca mais foram os mesmos um com o outro.
Oxóssi teve que abri mão da autoridade que seu irmão tinha dentro dele para ser completo, e livre.
Nós entes humanos ,somos os mesmos que éramos há milhões de anos -enormemente ávidos,invejosos,agressivos,ciumentos,ansiosos e desesperados,com ocasionais lampejos de alegria  e afeição. Somos uma estranha mistura de ódio medo e ternura;somos a um tempo a violência e a paz.
Toda a história humana está escrita em nós.
Somos,cada um de nós,responsáveis por todas as guerras,geradas pela agressividade de nossas vidas,pelo nosso nacionalismo, egoismo, seus deuses,preconceitos,ideais.
E só quando percebemos, não intelectual,porém realmente, tão realmente como reconhecemos que estamos com fome ou que sentimos dor.    
Quando vocês e eu percebemos,que somos os responsáveis por por todo este caos,por todas as aflições existentes no mundo inteiro,porque para isso contribuímos em nossa vida diária e guerras, divisões, sua fealdade,brutalidade e avidez- só então agir.
A verdade não tem caminho, e essa é sua beleza; ela é viva.
Uma coisa morta tem um caminho até ela,por que é estactica ,mas,quando percebe que a verdade é algo que vive, que essa coisa viva é o que realmente é - sua irascibilidade, sua brutalidade, sua violência, vosso desespero, a agonia e o sofrimento em que viveis.
Como vocês veem não se pode depender de  ninguém.
Não a guia, não há instrutor, não há autoridade.
Só existe vós, nossas relações com outros e com o mundo, e nada mais.
Quando se percebe esse fato, de que você  e ninguém mais é o responsável, pelo mundo e por vós mesmo,pelo que pensa, pelo que senti, pela maneira como agi desaparece de todo a alto compaixão 
Normalmente gostamos de culpar os outros, o que é uma forma de auto compaixão.
Podemos promover em nossa própria essência uma revolução total, uma mutação psicológica, para que não sejamos mais brutais, violentos, competidores, ansiosos, medrosos, ávidos, invejosos-em fim, todas as manifestações de nossa natureza que formaram a sociedade corrompida em que vivemos nossa vida de cada dia.
Ninguém precisa te ensinar como olhar. olha simplesmente.
O homem que diz: Desejo mudar, dizei-me como consiguilo - parece muito atento, muito sério, mas não é.
Deseja uma autoridade que ele espera que vai estabelecer a ordem nele mesmo.
Não pode contar com minguem para ajudar a mudar, com nenhum instrutor, nenhum Deus,nenhuma crença, nenhum sistema, nenhuma pressão ou influencia externa.  
Quando há liberdade, há energia; quando há liberdade, ela não pode fazer nada errado.
A compreensão de nós mesmos não requer nenhuma autoridade, nem a do dia anterior nem a nem a de mil anos, por que somos entidades vivas, sempre em movimento, sempre a fluir e jamais se detendo. Se olhamos a nós mesmos com a autoridade morta de ontem,nunca compreenderemos o  movimento vivo e a beleza, e a natureza desse movimento.
Devemos ter cuidado,porque uma pessoa completamente segura de si,é uma entidade morta.  
Sábio é aquele que mesmo não tendo certeza, segue a diante, continua na busca do seu objetivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário