sábado, 19 de dezembro de 2009

Sinopse: ENCANTOS URBANOS À MARGEM DA MEMÓRIA


Este documentário constitui um espaço de expressão ao mesmo tempo poético e político. Os agentes, artistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, expõem aqui um pouco do que estão produzindo e refletem sobre seus desafios e deleites. Ao optarem por criações artísticas não-comerciais, a grande maioria desses artistas atua em espaços marginais e não consegue alcançar o reconhecimento do grande publico e o apoio das instituições de fomento cultural.
Resultado de um processo experimental sensível e engajado, este áudio-visual apresenta imagens contundentes da produção artística de coletivos urbanos e sua relação com o espaço da rua nas grandes cidades. O projeto “Encantos Urbanos à Margem da Memória” coloca em evidencia uma rede de bons artistas que não encontram espaços de expressão de sua produção. Durante a realização do projeto, O Encanta Realejo, um coletivo que se insere nesse contexto, organizou a apresentação de algumas bandas no Centro Cultural da Juventude (Vila Nova Cachoeirinha/SP) e na biblioteca Alceu Amoroso Lima, espaços que não costumam incluir “coletivos marginais” em sua programação musical.
O fio condutor do documentário é o Auto do Realejo Encantado, um espetáculo cênico-musical criado pelo grupo O Encanta Realejo. O auto narra a trajetória de Alice, uma retirante que viaja pelas estradas e do realejeiro Teotônio, também andarilho. Nesta história de amor, os encontros e desencontros são mediados pelo passarinho do realejo, que norteia a sorte dos personagens. Abordando temas como amor, a homossexualidade, a cultura popular, o sofrimento no sertão e fazendo uma critica às contradições sociais de nosso tempo, o Auto do Realejo Encantado dialoga poeticamente com as falas dos artistas entrevistados no documentário.
Este documentário, registrando a produção artística destes agentes e trazendo à tona uma reflexão critica sobre a política cultural nacional nos dias de hoje, cumpre sua missão: difunde, fortalece e guarda em nossa memória a arte produzida nas margens.

http://www.myspace.com/oencantarealejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário